MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FÁTIMA TURCI


Fátima Turci nasceu em 28 de dezembro de 1954, na capital paulista. Ainda pequenina mudou-se pra a cidade interiorana de Jacareí, onde ficou toda a adolescência. Voltou á capital, em idade de cursar a faculdade. É jornalista. Atua em imprensa escrita e televisiva.

Sua vida:

Fez jornalismo no curso universitário da Faculdade Objetivo, ( hoje Universidade Paulista- UNIP). Formou-se em 1976.

Em 1975, Fátima já foi trabalhar no jornal: “ Última Hora”, onde ficou até 1979.Nesse tempo, colaborou com as revistas:” Melodias”, “ Contigo” e com o jornal: “ Shopping News”, onde fazia a coluna de “ Abastecimento”.

Foi assessora de imprensa, entre os anos 1983 e 1986, para a “ Sindipeças”- Sindicato das Indústrias de Autopeças.De 1986 a 89 foi para a sucursal de São Paulo, do “Jornal do Brasil”. Começou no mesmo dia em que foi editado o “Plano Cruzado”.

Em 1989, foi para a “ Hill & Knowlton”, onde desenvolveu o “ Projeto Panamby”. Entre 1989 e 91, foi para o grupo : “ Pão de Açucar”.

Criou manuais de defesa do consumidor.

Voltou então ao “ Jornal do Brasil”, por só três meses. Em 1991, criou o projeto pioneiro da informação online da “Agência Estado”. O uso desse meio de comunicação diferenciado, para especulação financeira, levou Fátima Turci ao “Prêmio Esso de Jornalismo” de 1992.

Em 1993, ela associou-se á “ Casa da Notícia”. Em março de 1996, criou a “Casa da Imprensa”. Também foi trabalhar na “ CNT- Gazeta”. Em 1997, foi ser comentarista de Economia na TV Manchete. Em 1998, a convite do ministro Sérgio Motta, foi coordenar o processo de privatização da Petrobrás.

Em 2000, completou 25 anos de carreira.

Em 2001, foi ser colunista da revista” Exame” e voltou á televisão. Foi par a Rede Mulher, fazendo o programa de entrevistas: “ Economia e Negócios com Fátima Turci”. Ali realizou 2.000 entrevistas.

Em 2007, passou para fazer o mesmo trabalho na televisão Record News.

Além dos programas de televisão, a jornalista ministra treinamentos de relacionamentos com a mídia, para grandes corporações. Desde 2012, integra o Conselho Consultivo do Ranking J &Cia- Os mais premiados jornalistas Brasileiros.

No total, Fátima Turci já fez mais de 10.000 entrevistas com empresários e políticos.

Ela é mãe da escritora Fabiana Turci e prima de Fábio Turci, repórter da Rede Globo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação