MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FAFÁ DE BELÉM


O nome completo da cantora Fafá de Belém é Maria de Fátima Moura Palha de Figueiredo. Ela nasceu na capital do Pará, Belém ,em  9 de agosto de 1956. Ela é cantora de fama, mas é também atriz. É filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo, que era chamado de Seu Fefé, e que faleceu em 1997 e de dona Eneida Palha, dona Dê, de uma família de políticos da região. Fafá então é de família de classe média alta do norte do Brasil. Desde garota ela salientou-se por ser muito afinada e fazer bonito nas reuniões familiares.Quando adolescente, reuniu-se a amigos e fez apresentações em bares e casas noturnas, chegando até a sair de casa escondida, para essas aventuras.

Em 1973,conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo musical ” Quinteto Violado”, que a incentivou a investir na carreira fonográfica. A partir disso, ela conseguiu apresentações não só em Belém, como em Salvador e no Rio de Janeiro. Nesse tempo, entrou n a peça musical: ” Tem Muita Goma No Meu Tacacá”, no Theatro da Paz. Ela ouvia com paixão todos os cantores da MPB, mas também jazz, música clássica e os grandes ídolos do rádio. Foi então criando seu próprio estilo.

Em 75, fez sua primeira gravação: ” Filho da Bahia”, gravada exclusivamente para a novela global:” Gabriela” e que estourou nas rádios. Em 76, gravou: ” Tamba Tajá”. Em 77: ” Água”. Em 78: ” Banho de Cheiro”. Em 79: ” Estrela Radiante” .Em 80: “Crença”. Em 82: ” Essencial”.  Fafá já estava sendo considerada uma das melhores cantoras de sua geração e com nome em todo o Brasil.

Em 83, Fafá assinou contrato com a gravadora “Som Livre”. Nesse ano gravou: ” Fafá de Belém “. Em 85: “Aprendizes da Esperança”. Em 66: ” Atrevida”. Em 87: ” Grandes Amores”.Passou então para a” Universal Music/ Polygram”, e em 88, gravou: ” Sozinha”, Depois foi para a ” BMG”, e em 89, gravou: “Fafá”. Depois em 91: ” Doces Palavras”. Voltou pra a ” Som Livre ” e gravou: ” Meu Fado”. Em seguida, na BMG: ” Do Fundo do Meu Coração”. Depois na ” Sony”: ” Cantiga para Ninar Meu Namorado” e ” Fafá- ao vivo”.Em 96, gravou: ” Pássaro Sonhador- Vermelho”. Foi para a “Warner” e gravou: “Coração Brasileiro”. Depois: ” Maria de Fátima Palha Figueiredo”. Depois: ” Piano e Voz” e ” O Canto das Águas”. E ainda pela ” BMG”:” Tanto Mar”. Em 2007, gravou pela “EMI”: ” Fafá de Belém- ao vivo”.

Além do sucesso de suas inúmeras gravações, a cantora Fafá salientou-se, por participar ativamente da campanha política das ” Diretas Já” e por ter cantado o Hino Nacional Brasileiro, em cerimônia cívica.

Em seus trabalhos como atriz, em televisão, em 1983, ela fez: ” Plunct, Plact , Zum. Em 2007, apareceu na novela: ” Caminhos do Coração”, da Rede Record, e em 2008: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração” .

Em 2009, Fafá de Belém participou da homenagem a Roberto Carlos: ” Elas Cantam Roberto”, ao lado das mais prestigiadas cantoras brasileiras.

Em 5 de março de 1980, nasceu a única filha de Fafá de Belém, na cidade de São Paulo, de um relacionamento da cantora com o saxofonista Raul Mascarenhas. Ela se chama Mariana, mas muitas vezes é chamada de ” Fafazinha”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação