MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FÁBIO TOMASINI


O nome completo do ator Fábio Tomasini é Paulo Fábio Roberto. Ele nasceu a 25 de novembro de 1949.

Em 1973, Fábio formou-se em Comunicação Social, na área de Propaganda e Marketing, pela USP-Universidade São Paulo, Desde 1960 começou a trabalhar em televisão. Seu início foi no Grupo TESP, de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky, no programa chamado: ” Teatro da Juventude”, que ia ao ar pela TV Tupi de São Paulo. Ali eram adaptadas lindas peças, como ” Pollyana” e ” Angélica”, nas quais ele tomou parte. Assim também como participou do “Sítio do Picapau Amarelo”, do mesmo grupo.

Tomasini também começou a ser convidado para outros programas da emissora.E participou de várias novelas. Fez: ” O Direito de Nascer”; ” Somos Todos Irmãos”; e outras. Fez ainda o programa: ” Mulheres”, no seriado: ” Mãe é Mãe”e ” Todo Poderoso”.

Em 1980, ele passou para a TV Bandeirantes e teve um papel na novela: ” Pé de Vento”. No mesmo ano foi para a TV Globo e entrou no seriado de muito sucesso: ” Malu Mulher”. Mas em seguida fez na Bandeirantes: ” Um Homem Muito Especial”.

Em 1982, foi um ano lotado de trabalhos para o ator Fábio Tomasini. Ele fez na TV Record, alguns episódios do programa humorístico: “Dercy Aos Domingos”. No mesmo ano fez na TV Cultura, a novela: ” Nem Rebeldes, Nem Fiéis”. Fez ainda participação no seriado: ” Avenida Paulista”. Fez na TVS, as novelas: ” A Forma do Amor” e “A Leoa”.

Em 1986, na TV Record, participação do musical humorístico: “HumorOrquestra Show”. Ele se apresentou também como cantor. Fez ainda: “Cortina de Vidro”. Em 1989, no SBT fez a novela: ” Seus Olhos”.

De 2003 a 2007, Tomasini ficou na Rede Globo e fez novelas e seriados. Fez: ” Linha Direta”, ” Da Cor do Pecado”, ” Belíssima”, ” Pé de Jaca”, a minissérie: ” Amazônia- de Galvez a Chico Mendes”, ” Água na Boca”. Depois em 2008, fez na Band: “Viver a Vida” Em 2010, na Globo: “Mulher de Fases”. E na Casa de Cinema de Porto Alegre, pela HBO fez: ” O Primeiro Dia do Resto de Minha Vida”.

Em teatro, Tomasini fez mais de 17 peças, ora como ator, ora como diretor. Começou em 1967, com a peça: ” Ontem e Hoje, Pelo Amanhã”. Em seguida, citando os principais trabalhos, fez: ” A Ratoeira”, ” A Canção Dentro do Pão”, ” A Farsa da Esposa Perfeita”, ” Macbeth”, ” Trilogia de Alice”, “Teatro Através dos Tempos”, ” As Aventuras do Marinheiro Simbad”, e tantas outras.

Em cinema, Tomazini trabalhou nos filmes: ” Vozes do Medo”, ” Gaijin”, “Pixote- A Lei do Mais Forte”, ” Os Olhos de Vampa”, ” São Paulo-Cidade Aberta” e ” As Doze Estrelas”.

Além de tudo isso, o ator e diretor Fábio Tomasini participou de mais de 30 comerciais bem importantes. Fez, por exemplo: Tubos e Conexões Tigre, Monza, Fiat, Bolsa de Valores de São Paulo, Banco Itaú, e números outros.

Ele é ainda um grande dublador de filmes de longa- metragem, curtas, CD-Rooms, DVDs, home-vídeos,documentários e material para treinamento de empresas. È também diretor de dublagens. Já dirigiu várias séries e documentários para a TV, assim como importantes filmes para a televisão.

È ainda músico. Musicou, junto com Oswaldo Boaretto, o musical ” Histórias Ordinárias”. Organizou, em 83, a trilha sonora do espetáculo : ” Canção Dentro do Pão”. Foi co-autor das músicas do musical ” Kabong”.

Homem dos 7 instrumentos, Fábio Tomasini escreveu para o teatro: ” Altas Transações”, o musical: ” Kabong”.

Ele ainda foi figurinista e criador de adereços de inúmeras peças teatrais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação