MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FÁBIO PORCHAT


Fábio Porchat nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de julho de 1983. Ele é ator, humorista, apresentador e redator.Atua em televisão,no cinema , em teatro e na internet. É autor de diversas peças teatrais.

Fábio foi morar em São Paulo, quando ainda era bebê .Quando rapaz, foi estudar na ESPM e foi descoberto por Jô Soares, quando fez a paródia do programa: “ Os Normais”, no palco. Então a TV Globo o convidou para um teste e ele foi aprovado. Mudou-se para o Rio e foi estudar na CAL- Casa de Artes Laranjeiras, onde se formou. Passou a ser , além de ator e humorista, redator de humor da Globo. Escreve o programa: “ Junto e Misturado”. É da equipe do programa de Regina Casé “Esquenta”.

Em 2006, Fábio Porchat juntou-se a um grupo para fazer stand-up no Brasil, o “Comédia em Pé”, ao lado de Cláudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Léo Lins e Paulo Carvalho. Fábio ficou no grupo até 2011.

Em teatro:

Seu 1º trabalho foi: “ Infraturas”, peça escrita por ele, com diversos esquetes. Em 2009,escreveu, produziu e dirigiu a peça: “ Palavras da Brisa Noturna”, texto inspirado no livro: “ As Boas Mulheres da China”. A peça foi encenado em Paraty, com a presença de Xinran Xue, autora do original, e depois foi para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2010, fez stund-up “ Fora do Nornal”, em diversas cidades

Em cinema:

Em 2007, fez o filme: “ O Lobinho Nunca Mente”.-um curta. Em 2011: “ Teste de Elenco- O Filme”.Em 2012: “ Totalmente Inocentes”. E em 2013 ( atualmente) está no filme: “Vai que Dá Certo”, o lado dos atores globais: Bruno Mazzeo,Danton Mello.Felipe Abib, Gregório Devivier, Lúcio Maudo Filho e Natália Lage.( Esse filme alcançou em pouco tempo, mais de 3 milhões de espectadores) Em 2013, fez também o filme: “ O Concurso” e “ Meu Passado Me Condena”.

Em TV:

Fez, sempre na Rede Globo, em 2008: “ De Perto Ninguém É Normal”.

Em 2010: “Junto e Misturado”. Entre 2011 e 2013: “ Esquenta”. E em 2013 ainda, fez a temporada de: “ A Grande Família”.

Como autor:

Além do que escreve para a televisão, ele é autor de: “ Elas Morrem no Fim”, “Calabouço”,” Velha é a Mãe”( peça que foi encenada por Louise Cardoso e Ana Baird) A peça ganhou o 2º lugar no concurso do Centro Cultural Banco do Brasil. Ele escreveu também: “ O Crítico”( que ganhou o Prêmio do Juri Popular do Salão Carioca De Humor)

Em internet:

Em 2012: criou junto de outros humoristas, a página do Youtube, “ Porta dos Fundos”, de grande sucesso e que abriu portas para Fabio em outras áreas inclusive.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação