MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FÁBIO LAGO


Fábio Lago nasceu na cidade de Ilhéus, na Bahia, em 1970. Aos 16 anos, iniciou aulas de teatro, com o professor e diretor Pedro Mattos. Depois ingressou na ” Chocolate e Cia”, grupo de Lamartini Ferreira, considerado um dos melhores grupos da região e assinou seu próprio projeto, junto à Fundação Cultural de Ilhéus, em 1992.Antes disso, porém, Fábio, menino pobre que era, vendia na praia sanduiche natural e salada de fruta. Tinha que ganhar a própria vida. Mas seu projeto cultural foi bem aceito e ele foi para Salvador.Ele se tornou referência estadual.

Seu primeiro projeto cultural em Salvador foi uma participação na peça: ” Guerra de Canudos”, onde estavam 42 atores e ele pode assim tomar contato com todo o ambiente cultural da capital baiana. Em 1986, fez a peça infantil: ” Pluft, o Fantasminha”. Em 87: ” A Bruxinha Que Era Boa”. Em 88: ” O Curumim Invisível”. Em 88: ” Um Menino No Mundo Da Lua”. Em 89: ” Lampiaço Rei do Cangão” e ” O Rouxinol e o Imperador”. Em 90: ” Gabriela Cravo e Canela” e ” A Árvore dos Mamulengos”.Em 91: ” O Príncipe Medroso”.Em 92: “Os Saltimbancos” e ” Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Em 93: ” Era No Dois de Julho” , ” Zás-Trás” , “Canudos-A Guerra Sem Fim” e ” O Casamento do Pequeno Burguês”.Em 94: ” Os Cafagestes”. Essa peça ficou em cartaz de 1994 a 2000 e ganhou repercução nacional. Em 2000 fez: ” Rei Brasil 500 Anos”.Nessa peça, que foi uma homenagem a Chico Buarque e Edu Lobo,Fabio Lago foi o único ator selecionado, fora do eixo_Rio -São Paulo.Em 2001, fez: ” Plunct, Plact, Zum” e ” Cambaio-Os Meus Balões”.Em 2002: ” Um Pelo Outro” e ” A Missa Dos Colombos”. Em 2003: ” D João VI”.Em 2004: ” O Muro” e ” Havana Café”.

No cinema, Fábio Lago participou de diversos filmes, destaque para: ” Três Histórias da Bahia”,” “Nada Sério”, ” O Condomínio”, ” Uma Estrela Pra Ioiô”,” O Caminho Das Nuvens”, ” O Outro Lado da Rua”,”No Elevador”,” A Última do Amigo da Onça”,” O Poeta da Vila”, ” Trabalho Noturno”, ” Tropa de Elite” e “Assalto ao Banco Central”.

O ator começou em televisão em 1994, fazendo: ” O Compadre de Ogum”. Depois fez: ” Danada de Sabida”. Em 87: ” Toneladas de Desejo”. Em 98, foi convidado pela Rede Globo e foi para o Rio de Janeiro, onde fez inicialmente a novela: ” Pecado Capital”. Em 2000, fez; “Brasil- 500 Anos”.Em 2002: ” O Quinto dos Infernos”, uma minissérie. Em 2004: ” A Diarista”, ” Senhora do Destino”, “Um só Coração”, outra bela minissérie,” A Grande Família” e ” Cidade Dos Homens”. Em 2005, fez: ” Carga Pesada”, ” Carandiru e Outras Histórias”, ” “A Lua Me Disse”, ” A Diarista”. Em 2006: a minissérie da Globo “Jk”, e a novela ” Alta Estação”, na Record. Em 2009, de volta a Globo, fez a novela: ” Caras e Bocas”. Em 2010, o seriado “SOS Emergência”. Em 2011, outro seriado, “Força-Tarefa”. Em 2012, a novela “Cheias de Charme”. E em 2013, a microssérie “O Canto da Sereia”.Todos esses últimos trabalhos foram realizados na Rede Globo de Televisão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação