MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FÁBIO CARDOSO


Fábio Cardoso de Almeida nasceu na cidade paulista de Atibaia, no dia 20 de novembro de 1932.

Sua carreira artística começou na TV Tupi, a pioneira, ao mesmo tempo em que começou a aparecer em filmes também. Na emissora paulista ele fez intervalos comerciais como garoto-propaganda e participou de “Contos Brasileiros” em 1957; de “Lever no Espaço”, no mesmo ano e do “Grande Teatro Tupi” de 1958 a 1960.

Ao mesmo tempo desenvolvia uma carreira no Cinema, onde em 1957 fez “Dorinha no Soçaite”; em 1958, ”Matemática Zero, Amor Dez”; “Macumba na Alta” e “Amor para Três”; “Meus Amores no Rio” em 1960 e “Rei Pelé” em 1962.

Em 1965 foi para a TV Excelsior, que estava no auge. Apareceu nas novelas “Aquele que Deve Voltar”; “A Menina do Veleiro Azul” e “Dez Vidas”. Foi para a TVS, recém inaugurada emissora de Silvio Santos que em conjunto com a TV Record, exibiu a novela “O Espantalho”, em 1977, e em seguida se transferiu para a TV Bandeirantes, tendo feito as novelas “O Todo Poderoso”; “Os Adolescentes” e “Os Imigrantes” – Terceira Geração”. No SBT, em 1983, fez “A Ponte do Amor”, atuou em alguns episódios do “Caso Verdade” na TV Globo, e, em 1998, esteve no elenco da novela “Pérola Negra”, no SBT, em seu último trabalho na Televisão.

Fábio Cardoso faleceu em 30 de abril de 2010, aos 77 anos de idade, na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação