PRÓ-TV


EURICO NEIVA


Eurico Neiva nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco, em 1973. Menino estudioso, sempre foi bem na escola, que prosseguiu e graduou-se em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco, em 1997.

Começou depois a trabalhar como funcionário público. Exerceu diversos cargos no judiciário pernambucano. Mudou de cidade, porém, foi para São Paulo, capital e ingressou no Tribunal de Justiça. Continuou os estudos e pós- graduou-se em Direito Público, pela Escola Superior do Ministério Público.

Mas o moço comportado, ótimo aluno, eternamente ligado às profissões do Direito, sempre teve um coração artístico. E foi assim que, uma vez em São Paulo, fez amizade com Mauro Gianfrancesco, profissional de televisão, e Eurico Neiva enfronhou-se no meio televisivo , ligando-se aos pioneiros da televisão. Foi convidado por Vida Alves, presidente da Pró- TV, e tornou-se um dos diretores da entidade, onde labutou por vários anos. Em seguida, ao lado do amigo Mauro Gianfrancesco, começou a trabalhar numa idéia elaborada por ambos, para reconstruir boa parte da história da Televisão Tupi, a primeira emissora do Brasil, inaugurada em São Paulo, em 1950. Fizeram o levantamento de todas as novelas montadas por aquela emissora, em seus 30 anos de existência. ( A TV Tupi encerrou suas atividades em 1980).

Eles publicaram o livro: ” De Noite Tem”, numa alusão à uma expressão das primeiras épocas de nossa televisão, em que nos ensaios quase nunca todos os apetrechos necessários e os materiais de cena estavam prontos, mas sempre o diretor de estúdio dizia: ” De noite tem”.

Para a montagem desse livro, tanto Mauro Gianfrancesco, quanto Eurico Neiva tiveram que entrar em contato e fazer o levantamento de nada menos que a vida e o trabalho artístico de 1000 atores, diretores e técnicos desses 30 anos de telenovela da TV Tupi.

Trabalho notável, que recebeu os aplausos de todos os pioneiros.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais