MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EUGÊNIO KUSNET


Eugenio  Shamanski Kusnetsoff nasceu na Estonia, no sul da Rússia, em 29 de dezembro de 1898, com data de registro de 29 de dezembro de 1899.

Ele emigra para o Brasil em 1926 e é considerado o introdutor do Método de Constantin Stanislavski, no Teatro Brasileiro.

No Brasil se torna amigo do diretor e ator Ziembinski que o leva para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde ele atua em “Paiol Velho” e “Seis Personagens à Procura de um Autor”. Se torna um maiores nomes do Teatro de Arena, onde trabalhou com José Renato e Gianfrancesco Guarnieri, tendo sido alguns anos depois homenageado com o nome do palco do Arena, no bairro paulistano da Republica.

Em 1965, no Teatro Oficina de São Paulo, ganha o Premio Moliere por seu trabalho na peça “Os Pequenos Burgueses” de Maximo Gorki com direção de Zé Celso Martinez Correa.

Também fez teleteatros na TV Tupi, canal 3 de São Paulo em seu principio, e no Cinema começou na extinta Companhia Vera Cruz  atuando em “Sinhá Moça” em 1953. Depois fez mais seis filmes, sendo dois ao lado de Mazzaropi: “Zé do Periquito” em 1960 e “Tristeza do Jeca” em 1961. Seu último filme foi “Gente que Transa” de Silvio de Abreu, em 1974, estrelado por Adriano Reys, Carlos Eduardo Dolabella e Márcia Maria.

Durante anos ministrou cursos de interpretação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)  e na Universidade Mackenzie. Foi homenageado com o nome da Biblioteca do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (SATED).

Faleceu em São Paulo, no Bairro da Aclimação, em 28 de agosto de 1975, aos 76 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério São Pedro, no Bairro de Vila Alpina.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação