PRÓ-TV


EUDÓSIA ACUÑA


A atriz Eudósia Acunã chama-se Eudósia Acunã Quintério. Ela é atriz e além disso é bacharel em canto e em fonoaudiologia,. É diretora, escritora , mestre e doutora, formada pela ECA-USP, onde lecionou Estética da Voz, no Departamento de Artes Cênicas.

Ela é natural do Rio de Janeiro. E foi lá que começou sua carreira profissional, como professora de primeiro grau. Mas conseguiu também fazer parte de um grupo de teatro amador, que a maneira como foi para o Conservatório Nacional de Teatro, dando então início a sua carreira de atriz. Começou então a trabalhar em teatro, em rádio, em dublagens e logo conseguiu também entrar na TV Tupi do Rio de Janeiro. Para melhor exercer sua profissão, estudou música, depois fez o mestrado e o doutorado na USP, isso em São Paulo. Além dos cursos que fez, escreveu livros sobre a matéria e artigos em revistas .

Voltou então à carreira de professora, mas já então de teatro, na Escola de Comunicações e Artes -ECA, da USP.Depois passou à consultora externa empresarial , na área de telemarketing e também media -training. Dá aulas em cursos regulares para atores, com foco em respiração, voz e interpretação.

Por outro lado, e de forma particular, Eudósia é voluntária e gestora de organizações do terceiro setor, com projetos sócio- ambientais de cunho educativo. E, desde 2004, atua no setor político. lutando por uma legislação melhor para o terceiro setor.

Como atriz, Eudósia Acunã atuou em 14 peças. Entre elas: ” Roda Viva”, ” O Balcão”. Fez ainda 19 novelas de televisão, como: ” Os Inocentes”, ” Ídolo de Pano”, ” A Viagem”, ” O Velho, o Menino e o Burro”, ” O Profeta” e outras.

Em cinema fez sete longa – metragens.

Foi diretora de três peças teatrais, fez direção vocal para 24 trabalhos, e tem onze livros publicados, no Brasil, em Portugal e no Japão.

Atualmente (2011) se dedica mais ao trabalho voluntário, em entidades que cuidam de crianças e idosos carentes.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais