PRÓ-TV


EUCLYDES MARINHO


Euclydes Marinho nasceu na cidade do Rio de Janeiro,em 14 de fevereiro de 1950. Ingressou na Universidade Estadual do Rio deJaneiro, no curso de Desenho Industrial. Mas não chegou a concluir oestudo.Sonhava com cinema e mudou-se para Paris, onde viveu bastante todaa época do movimento hippie. Ele estava só com 18 anos de idade.

Quando voltou ao Brasil, foi ser fotógrafo de algunsjornais e revistas e também de filmes longa-metragens. Participou dofilme:”A Estrela Sobe”, em 1974. Casou-se com a atriz Odete Larae eles foram morar em Friburgo, interior do Rio. Aos 27 anos voltou à capital eao cinema, fazendo curtas-metragens. Por essa época conheceu Daniel Filho eentrou na Rede Globo. Fez parte da equipe de escritores do seriado:”CirandaCirandinha”.O programa sofreu censura e Euclydes Marinho acompanhou DanielFilho à Brasília, para conversar com os censores. Houve cortes, mas 6episódios foram exibidos. Esse programa, apesar dos problemas que enfrentou,ganhou o Prêmio de Melhor Programa de TV do Ano, pela Associação Paulista deCríticos de Arte. E o governo do Rio deu-lhe o Prêmio Estácio de Sá. Emseguida , Euclydes Marinho entrou para a equipe de escritores do seriado “MaluMulher”. Com o sucesso desse seriado, a Globo produziu o “Mulher80”. com roteiro de Euclydes Marinho e Luiz Carlos Maciel. A direçãosempre de Daniel Filho. Euclydes gostou da experiência e durante toda a décadade 80, participou em musicais. Em 81, fez sua primeira experiência emtelenovelas. Foi colaborador de Gilberto Braga em “Brilhante”. Em 81,foi autor principal de:”Quem Ama Não Mata”.uma minissérie.Em 83,passou a escrever episódios de:”Caso Especial”. Em 84, voltou aescrever uma minissérie:”Meu Destino É Pecar”. Depois , Euclydespassou a dedicar-se ao público jovem e integrou a equipe de : “ArmaçãoIlimitada”. Em 88, colaborou com o texto do seriado:”Tarcísio eGlória”.Em 1990, Euclydes Marinho foi o autor da novela:”MicoPreto”.Em 91, em parceria com Lula Torres, assinou a minissérie:”MeuMarido”.

Em 1994, Euclydes deixou a Globo e foi fazerprojetos independentes e cinema. Colaborou com o filme:”Veja EstaCanção”. E fez parceria no seriado:”Confissões deAdolescente”, com Daniel Filho.

Em 1996, Euclydes Marinho voltou à Globo, e adaptou ascrônicas de Nelson Rodrigues:”A Vida Como Ela É”.Assinou ainda umepisódio do seriado:”Mulher”,

A primeira novela que ele assinou sozinhofoi:”Andando nas Nuvens”, em 1999. Três anos depois, 2002,escreveu:”Desejos de Mulher”.Em 2004, escreveu episódios de:”ADiarista”. Depois escreveu:” Histórias de Cama e Mesa”.

E além dos trabalhos em televisão, escreveuroteiros dos filmes:”Beijo na Boca”;”Bar Esperança”, “Primo Basílio” e “Se Eu Fosse Você 2”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais