MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ESTHER TARCITANO


Esther Tarcitano nasceu na capital paulista, em 10 de outubro de 1928.

Foi atriz e bailarina de teatro de revista, por muitos anos. E foi também empresária teatral de sucesso. Trabalhou ainda em rádio e em televisão.

Quando seus pais se separaram, a garota mudou-se com a mãe Flora Tarcitano para o Rio de Janeiro e foi estudar em um colégio de freiras. Pensava ser freira também. Mas começou a estudar sapateado e se apaixonou pela arte.

Walter Pinto, maior empresário teatral da época, a conheceu, gostou dela e a contratou para o Teatro Recreio. Três anos depois, ela foi a única a ficar na companhia. Estreou em 1944, como girl de “Maria Gasogênio”, burleta que tinha como estrela Dercy Gonçalves. Depois Esther Tarcitano fez a revista “Momo na Fila” e em 1945, “Bonde da Laite”.

Em 1950, foi ser girl na Companhia de Bibi Ferreira, fazendo a revista “Escândalos”. Ao mesmo tempo, fazia shows no Copacabana Palace. Em 1957, foi substituir a vedete Siwa, na revista “Agora a Coisa Vai”. Tornou-se estrela. Já como atriz principal, fez em 1957, “Rumo a Brasília”, no Teatro Paramont, em São Paulo.

Foi nesse ano que Esther Tarcitano resolveu tornar-se empresária teatral. Montou dois espetáculos, que imediatamente se tornaram sucesso. No Rio de Janeiro, fez “Mulher só de Lambreta” e “Folias no Catete”. Em 1958, participou do desfile de fantasias no Teatro Municipal do Rio.

Lançou-se em 1959 como cantora e gravou “O Palhaço que é Ladrão de Mulher”. Em 1970, tornou-se empresária de shows de boates e casas noturnas.

Foi para a Televisão e passou a ser jurada dos programas do Chacrinha na TV Globo.

Em 1989, a atriz casou-se com o americano Willian Bender, e foi morar nos Estados Unidos, onde fez programas de rádio em português. Voltando ao Rio, por cinco anos comandou o programa “Sábado Gigante é o Show”, na Rádio Carioca. E foi apresentadora da TV Comunitária do Rio de Janeiro.

Esther Tarcitano faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 09 de maio de 2011, aos 83 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação