A artista Esther Tarcitano nasceu na capital paulista, em 10 de outubro de 1928 e faleceu no Rio de Janeiro, em 10 de maio de 2011.
Foi atriz e bailarina de teatro de revista, por muitos anos. E foi também empresária teatral de sucesso. Trabalhou ainda em rádio e em televisão.
Quando seus pais se separaram, a garota mudou-se com a mãe Flora Tarcitano para o Rio de Janeiro e foi estudar em um colégio de freiras. Pensava ser freira também. Mas começou a estudar sapateado e se apaixonou pela arte.
Walter Pinto, maior empresário teatral da época, a conheceu, gostou dela e a contratou para o “Teatro Recreio”. Três anos depois, ela foi a única a ficar na companhia. Estreou em 1944, como girl de “Maria Gasogênio”, burleta que tinha como estrela Dercy Gonçalves. Depois Esther Tarcitano fez a revista: “Momo na Fila” e em 1945: “Bonde da Laite”. Em 1950. Foi ser girl na ”Companhia de Bibi Ferreira”, fazendo a revista: “Escândalos”, Fazia, ao mesmo tempo. Parte de shows de “Caribe da Rocha”, no Copacabana Palace. Em 1957, foi substituir a vedete Siwa, na revista: “Agora a Coisa Vai”. Tornou-se estrela. Já como atriz principal, fez em 1957: “Rumo a Brasília”, no Teatro Paramont, em São Paulo.
Foi nesse ano que Esther Tarcitano resolveu tornar-se empresária teatral. Montou dois espetáculos, que imediatamente se tornam sucesso. No Rio de Janeiro, fez: “Mulher Só de Lambreta” e “Folias no Catete”.
Em 1958, fez desfile de fantasia no Teatro Municipal do Rio, com a fantasia Sereia.
Lançou-se em 1959, como cantora e gravou: “O Palhaço Que É Ladrão de Mulher”.
Em 1970, tornou-se empresária de shows de boates e casas noturnas, fazendo números de strip-tease.
Foi para a televisão e passou a ser jurada do programa do “Chacrinha”, na TV Globo.
Em 1989, a atriz casou-se com o americano Willian Bender, e foi morar nos Estados Unidos, onde fez programas de rádio em português. Voltando ao Rio, por cinco anos comandou o programa “Sábado Gigante É o Show”, na Rádio Carioca. E foi apresentadora da TV Comunitária do Rio de Janeiro.
Esther Tarcitano faleceu no Rio de Janeiro. Estava com 83 anos de idade.