PRÓ-TV


ERASMO CARLOS


Erasmo Esteves é o nome de ErasmoCarlos. Ele nasceu em 5 de junho de 1941, no bairro da Tijuca, no Rio deJaneiro.Nesse bairro agradável da cidade, o menino teve uma infância feliz ecalma e já adolescente, começou a se ligar com amigos que gostavam de música,principalmente de rock e bossa nova e se reuniam no Bar Divino,na rua do Matoso.E foi ali , que um dia apareceu Tim Maia, Jorge Ben, ambos loucos por música.E mais tarde o capixaba Roberto, aspirante a cantor. Mesmo os admirando.

Erasmo preferia seus rocks e seus colegas de bairro e então fundou o grupo: OsSnakes. Roberto Carlos e Tim Maia tinham formado o grupo: Os Sputniks. Mas logobrigaram e desfizeram o conjunto.Era esse o cenário musical em que Erasmoconvivia. O seu grupo estrelou algumas aventuras no underground do mercadomusical ,mas foi contratado pela Mocambo, gravadora pernambucana, para fazeremconcorrência aos Golden Boys.E ali gravaram um disco em 1960,de 78 rotações eum compacto. Em 1961 passaram para a CBS, mas nem aí fizeram sucesso.

Foi quandoErasmo procurou Carlos Imperial, produtor de televisão, e passou a ser crooner do grupo Renato e seus Blue Caps.Era o ano de 1962. Gravaramentão seu primeiro LP para a Copacabana. Logo depois os Blue Capsacompanharam Roberto Carlos, na gravação de “Splish Splash”,versão de Erasmo Esteves. Foi quando se formou a parceria Roberto eErasmo Carlos, que daí para a frente se firmou cada vez mais, e Erasmo adotouesse nome. É verdade que Erasmo fazia versão para outros cantores, mas suaparceria com Roberto foi se firmando cada vez mais. Em 1964 formou-se aJovem Guarda, uma resposta à beatlemania.

Em 1965, a TV Record de SãoPaulo lançou o programa e ali brilharam,entre outros , Erasmo Carlos, Wanderléa e, naturalmente, Roberto Carlos, que era o apresentador.Os doisamigos eram tão criativos, que criavam suas próprias músicas e tambémforneciam músicas aos seus colegas cantores.O programa ficou no ar por 3 anosseguidos, mas não foi esquecido jamais. Sua popularidade foi definitiva. Por 5anos Erasmo Carlos gravou para a RGE, até o final dos anos 60. Depois dissoErasmo foi se enfronhando cada vez mais na bossa nova e na MPB. Mudou-se paraa gravadora Polygran e foi viver no Rio de Janeiro, pois até entãoestava em São Paulo.

Lança então o álbum “Carlos, Erasmo”, de 1971, que tem a polêmica faixa “De Noite na Cama”, escrita por Caetano Veloso e que fala sobre maconha. Também participou dos filmes “Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora” (1971), e “Os Machões” (1972).

Nos anos 80, faz o projeto “Erasmo Carlos convida…”, em que interpretava canções em duetos com artistas famosos. Desde então, já lançou mais de 15 outros álbuns, e é considerado um dos maiores compositores do país, principalmente em suas parcerias com o amigo Roberto Carlos.

Em 2009, Erasmo lançou pela sua gravadora Coqueiro Verde, o CD “Rock and Roll”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais