MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EMÍLIO SANTIAGO


Emílio Vitalino Santiago era o nome completo do cantor Emílio Santiago.

Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de dezembro de 1946. Sempre foi um rapaz inteligente e entrou para a faculdade de Direito na década de 1970.

Foi quando começou a cantar em grupos universitários e a participar de programas de calouros, chegando ao final de um programa “Flávio Cavalcanti”, na TV Tupi. Trabalhou também como crooner da orquestra de Ed Lincoln e fez muitas apresentações em boates e casas noturnas. Em 1973, Emílio Santiago lançou seu primeiro compacto, com as canções:”Transa” e “Saravá Nega”, e com isso foi chamado e compareceu a várias emissoras de televisão e rádio.

Em 1975, lançou seu primeiro LP, pela CID, com canções consagradas de antigos cantores, como: Jorge Benjor,Nelson Cavaquinho,Marcos e Paulo Sérgio Valle, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho. Depois ele passou para a gravadora Philips/Polygram, onde ficou até 1984. Lançou 10 álbuns , começando a fazer sucesso aos poucos. Em1976, gravou:” Brasileiríssimas”. Em 77:” Comigo é Assim”.E em 77 ainda:” Feito pra Ouvir”. Em 78:Emílio”. Em 79:” O Canto Crescente de Emílio Santiago”.Em 1980:”Em 1981:” Amor de Lua”.Em 82: “Ensaios de Amor”.Em 83:” Mais Que Um Momento”Em 84:” Tá na Hora”.

De 1988 a 1995, Emílio Santiago gravou uma coleção de oito volumes do LP:”Aquarela do Brasil”, pela Som Livre.Chamavam-se todos:”Aquarela do Brasil” e tinham os números de 0 a 7. Todos fizeram sucesso e venderam acima de 4000 cópias Nessa ocasiâo, Emílio Santiago também lançou outros projetos especiais, como:”Tributo a Dick Farney”, com a música “Perdido de Amor” . Também regravou o bolero hispânico:”Dias de Luna”.Em 97 e 98, gravou:” Perdido de Amor” , “Emilio Santiago” e novamente:”Emilio Santiago”.Em 98 ainda:”Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo”.

Em 2000, Emílio Santiago assinou contrato com a Sony BMG. O disco era de bossa nova, trazendo muitos clássicos do gênero e rendeu um DVD. Em 2001, Emílio gravou:”Um Sorriso Nos Lábios”; Em 2003:”Emílio Santiago Encontra João Donato”. Em 2005: “O Melhor das Aquarelas”, que vou gravado ao vivo e rendeu também outro DVD. Em 2007, ele gravou:” De Um Jeito Diferente”. Em 2010, “Só Danço Samba”. E em 2012, lançou CD e DVD ao vivo do mesmo disco.

Emílio Santiago foi um importante cantor brasileiro. Faleceu em 20 de março de 2013, aos 66 anos, em decorrências de um AVC.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação