MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EMILIO DI BIASI


O nome completo de Emílio de Biasi é Costabile Emilio di Yoshi.

Ele nasceu na capital paulista, em 29 de maio de 1939. Além de ator, Emilio de Biasi é importante diretor de teatro. Tem atividades em cinema, televisão e teatro.

Em televisão:

Emilio di Biasi começou seu trabalho em televisão, na TV Bandeirantes, onde fez muitas novelas. A primeira delas foi: “Um Homem Muito Especial”, em 1980. Em 81, ainda na Band, entrou em: “Os Adolescentes”. No mesmo ano fez, na TV Cultura: “Floradas na Serra”. E novamente na Band, no mesmo ano: “Os Imigrantes”, bela novela escrita por Benedito Ruy Barbosa. Em 82, na Band ainda “Ninho de Serpentes”. Passou anos depois para a Globo e em 1990, fez: “Gente Fina”. Em 95, ainda na Globo, participou do seriado adolescente: “Malhação”. E em 2009, fez na TV Cultura a minissérie: “Trago Comigo”.

Em cinema:

No cinema, o ator começou também em 1980, fazendo o filme: “Força Estranha”. Em 1986, fez: “Demência”. Em 87: “Anjos do Arrabalde”. Em 88: “Romance”. Em 93: “Alma Corsária” e em 2000: “Iminente Luna”.

Em televisão, como diretor:

Em 1992, na TV Globo, Emílio di Biasi dirigiu: “Você Decide”, um seriado. Em 93, a novela: “Renascer”. Em 96: “O Rei do Gado”. Em 97: “Anjo Mau”. Em 2001, a bela minissérie: “Os Maias”, Em 2002, a novela: “Esperança”. Em 2004: “A Escrava Isaura”. Em 2007, a minissérie: “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”. E em 2010, a novela: “Araguaia”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação