PRÓ-TV


EMANUEL MELLO CASTRO


Seu nome completo é Emanuel Mello Mattos de Castro. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de junho de 1963. É jornalista. Trabalhou em jornais escritos , mas principalmente em televisão, na área de esportes.

Sua vida e sua carreira:

Seu pai é o jornalista Marcos Alexandre de Souza Aranha Mello Mattos de Castro. Quando Emanuel ainda era criança, o pai o levava constantemente aos jogos. E o garoto cresceu apaixonado por esportes.

Formou-se em Jornalismo, pela UFRJ. E fez pós- graduação em administração pela PUC. Fez ainda MBA pela COPPEAD.

Emanuel começou a trabalhar em jornalismo, antes mesmo de se formar. A jornalista Sandra Passarinho trabalhava em Londres, na sucursal da TV Manchete. Ela chamou o jovem Emanuel e ele rapidamente aceitou o convite. Fez lá um estágio e depois voltou ao Brasil, tendo sido então contratado pelo jornal: “ O Globo”. Nesse jornal, logo ele conseguiu fazer uma matéria , que foi “um furo”, quando um carro foi testado no aeroporto de Jacarepaguá, o que não era mostrado até então.

Em 1986, Emanuel fez parte da equipe da Copa 86. Depois foi fazer o programa: “ Globo Esporte”. Foi, aos poucos, cada vez mais se infiltrando no campo que apreciava: o esporte.Em 1987, tornou-se responsável pelo setor de eventos do Departamento de Esportes da Globo. Depois passou a trabalhar no “ Esporte Espetacular”. Também ajudou a cobrir o Mundial de Atletismo de Roma, em 1987, as Olimpíadas de Seul, de 88, a de Barcelona , em 1992, a de Atlanta, em 1996 e as Copas do Mundo da Itália, em 1990, a dos Estados Unidos, em 1994.

O diretor de Esportes da TV Globo, Luiz Fernando Lima, convidou Emanuel Mello Castro para assumir o cargo de Gerente de Eventos, em 1996. Aí então ele participou da criação do “ Show do Intervalo”. Também da cobertura da Copa da França, em 1998, da Olimpíada de Sydney, em 2000 e da etapa sul-americana dos X Games, de 2002, no Rio de Janeiro. Diz Emanuel: “ Nesse evento fizemos uma coisa completamente diferente: transferimos o Jô Soares e sua banda, para Sydney. Praticamente transferimos a televisão para lá e foi ótimo”.

Em 2002, Emanuel foi convidado a assumir a direção-geral de Eventos Esportivos da Globo. Em 2004,assumniu a direção do canal por assinatura: SporTV. Coordenou as equipes na Copa da Alemanha, em 2006 e da África do Sul, em 2010, e na Olimpíada de Pequim, em 2008.

Emanuel diz que na Copa da Alemanha sofreu um golpe muito grande, com a morte do humorista Bussunda, de quem era amigo e companheiro, desde o tempo de criança

Em 2011, com a criação do Departamento Geral do Jornalismo e Esportes, sob o comando de Carlos Henrique Schroder, Emanuel Mello passou a diretor de Projetos e Novas Mídias da Central Globo de Esportes..

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais