MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELZA SOARES


O nome completo da cantora Elza Soares é Elza da Conceição Soares.Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1937.Ela nasceu e foi criada em uma favela do Rio.Desde pequenina gostava de cantar .

Sua carreira começou , quando se inscreveu num programa de calouros do famoso apresentador da época Ary Barroso. Elza recebeu as maiores notas. O timbre diferente de sua voz e o jeito de cantar agradaram a todos. No fim da década de 50, Elza fez turnê de um ano por vários lugares, principalmente tendo ficado na Argentina. Lançou sua primeira grande música: ” Se Acaso Você Chegasse”, pela companhia gravadora “Odeon”. Ela encaixou um pouco de ” scat” a la Louis Armstrong, somando um pouco de jazz ao samba. Depois Elza mudou-se para São Paulo e se apresentou em teatros e em boates. Sua voz rouca tornou-se conhecida e apreciada.Em 61, ainda pela “Odeon,” lançou seu 2º LP: ” A Bossa Negra”. Em 1966, gravou :”A Bola Branca”. Em 69: ” Elza Carnaval e Samba”. Em 72, gravou: ” Elza Pede Passagem”. Este disco foi pela “Odeon”, mas foi regravada pela” EMI”, em 2003, o mesmo tendo acontecido com seu disco anterior:Elza Carnaval e Samba”.Em 2002, pela “Maianga/Tratore” gravou:” Do Cóccix até o Pescoço”. Em 2004, pela “Tratore”: ” Vivo Feliz”. Em 2007, pela” Biscoito Fino”: ” Beba-me”. Em 2008, pela” Universal “:” Chega de Saudade”.

Seus maiores sucessos, foram editados em coletâneas. E são: ” Grandes Sucessos de Elza Soares”; ” Salve a Mocidade”, ” Meus Momentos”; ” Elza Soares- Raizes do Samba”; Ela também é retratada e homenageada no livro: ” Estrela Solitária- Um Brasileiro Chamado Garrincha”, escrito por Ruy Castro, pela Companhia das Letras, em 1995. E também é sobre ela o livro: ” Cantando Para Não Enlouquecer”, de José Louzeiro, produzido pela Editora Globo, em 1997.

Elza Soares também é puxadora de samba, tendo estado na Salgueiro, Mocidade e Cubango.

A cantora foi casada como o grande jogador de futebol Manoel Garrincha,com quem teve um filho.Mas este morreu em um acidente de carro, na Lagoa, num bairro importante do Rio de Janeiro, sendo que quem guiava o carro era exatamente a mãe: Elza Soares. O garoto estava com 9 anos de idade.

Em 2007, coube a cantora Elza Soares cantar o Hino Nacional Brasileiro, na cerimônia inaugural dos Jogos Pan- Americanos, no Maracanã.

Em duas ocasiões Elza esteve a frente de atrações da tv, na década de 1960. Ela comandou na Record o programa “Dia D Elza”, com Germano Mathias ao seu lado. E na Excelsior fez o especial “Elza, Miltinho, Samba & Cia”, que deu origem a uma série de LPs com ela e Miltinho revivendo sucessos do samba.

Elza Soares faleceu no dia 20 de janeiro de 2022, aos 91 anos, de causas naturais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação