PRÓ-TV


ELZA SOARES


O nome completo da cantora Elza Soares é Elza da Conceição Soares.Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1937.Ela nasceu e foi criada em uma favela do Rio.Desde pequenina gostava de cantar .

Sua carreira começou , quando se inscreveu num programa de calouros do famoso apresentador da época Ary Barroso. Elza recebeu as maiores notas. O timbre diferente de sua voz e o jeito de cantar agradaram a todos. No fim da década de 50, Elza fez turnê de um ano por vários lugares, principalmente tendo ficado na Argentina. Lançou sua primeira grande música: ” Se Acaso Você Chegasse”, pela companhia gravadora “Odeon”. Ela encaixou um pouco de ” scat” a la Louis Armstrong, somando um pouco de jazz ao samba. Depois Elza mudou-se para São Paulo e se apresentou em teatros e em boates. Sua voz rouca tornou-se conhecida e apreciada.Em 61, ainda pela “Odeon,” lançou seu 2º LP: ” A Bossa Negra”. Em 1966, gravou :”A Bola Branca”. Em 69: ” Elza Carnaval e Samba”. Em 72, gravou: ” Elza Pede Passagem”. Este disco foi pela “Odeon”, mas foi regravada pela” EMI”, em 2003, o mesmo tendo acontecido com seu disco anterior:Elza Carnaval e Samba”.Em 2002, pela “Maianga/Tratore” gravou:” Do Cóccix até o Pescoço”. Em 2004, pela “Tratore”: ” Vivo Feliz”. Em 2007, pela” Biscoito Fino”: ” Beba-me”. Em 2008, pela” Universal “:” Chega de Saudade”.

Seus maiores sucessos, foram editados em coletâneas. E são: ” Grandes Sucessos de Elza Soares”; ” Salve a Mocidade”, ” Meus Momentos”; ” Elza Soares- Raizes do Samba”; Ela também é retratada e homenageada no livro: ” Estrela Solitária- Um Brasileiro Chamado Garrincha”, escrito por Ruy Castro, pela Companhia das Letras, em 1995. E também é sobre ela o livro: ” Cantando Para Não Enlouquecer”, de José Louzeiro, produzido pela Editora Globo, em 1997.

Elza Soares também é puxadora de samba, tendo estado na Salgueiro, Mocidade e Cubango.

A cantora foi casada como o grande jogador de futebol Manoel Garrincha,com quem teve um filho.Mas este morreu em um acidente de carro, na Lagoa, num bairro importante do Rio de Janeiro, sendo que quem guiava o carro era exatamente a mãe: Elza Soares. O garoto estava com 9 anos de idade.

Em 2007, coube a cantora Elza Soares cantar o Hino Nacional Brasileiro, na cerimônia inaugural dos Jogos Pan- Americanos, no Maracanã.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais