MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELZA GOMES


A atriz Elza Gomes nasceu em Lisboa, capital de Portugal, em 19 de outubro de 1910, e seu nome verdadeiro era Luísa dos Santos.

Aos 12 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro com a família. A mãe, também atriz, trabalhava na Companhia de Antônio Souza, no Teatro Carlos Gomes.

Elza Gomes fez teatro, televisão, cinema e também rádio.

No Teatro, a atriz atuou em mais de 300 peças. Sua estréia foi logo aos 12 anos, quando chegou ao Brasil, na peça “A Pequena da Marmita”, Depois trabalhou na Companhia de Revistas Ra-ta-plan e fez a peça “A Capital Federal”, de Artur Azevedo.

Aos 16 anos, entrou na Companhia de Jaime Costa para fazer comédias, mas não gostou do gênero. Gostou mais do “Cassino Beira- Mar”, com o Ra-ta-plan, onde ficou até 1929.

Com 19 anos, começou na Companhia de Procópio Ferreira, mas ali também só ficou um ano. Passou para a  Companhia de Margarida Max. Mas em 1930, voltou para a de Procópio Ferreira, então sempre como protagonista e aí ficou até 1936.

Em seguida montou sua própria companhia, ao lado dos atores Cazarré e Delorges Caminha. Passou a representar papeis dramáticos. Em 1940, ingressou na Companhia de Eva Todor e Luiz Iglesias, onde ficou até 1952.

Em 1952, Elza entrou para a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro.

Fez muitos trabalhos em Televisão. Começou na TV Tupi, na novela “O Retrato de Laura”, em 1969. No mesmo ano, ainda na Tupi fez “Enquanto Houver Estrelas”. Em 1970, passou para a TV Globo, onde ficou até morrer. Fez: “Assim na Terra, Como no Céu”; “Minha Doce Namorada”; “O Primeiro Amor”; “Os Ossos do Barão”;  “Escalada”; “Cuca Legal”;  “Pecado Capital”; “Saramandaia”; ” O Casarão”; “Duas Vidas”; “Nina” ; “Sinal de Alerta”; “Pai Herói”; “Chega Mais”; “Plumas e Paetês”; “Ciranda de Pedra”; “Terras do Sem Fim” e “Final Feliz”.

Elza Gomes participou de 20 novelas e de 15 filmes brasileiros, entre eles: “Memórias de um Gigolô”; “O Enterro da Cafetina”; “Toda Nudez Será Castigada”; “Guerra Conjugal”; “As Alegres Vigaristas” e “Nem os Bruxos Escapam”.

Ela viveu com o ator André Villon por 46 anos, e casou-se com ele, poucos dias antes de falecer, já no hospital.

A atriz Elza Gomes faleceu em 17 de maio de 1984, aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação