PRÓ-TV


ELZA GOMES


A atriz Elza Gomes nasceu em Lisboa, capital de Portugal, em 19 de outubro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1984. Seu nome verdadeiro era Luísa dos Santos.

Ela era filha de atores. Aos 12 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro com a família. A mãe, também atriz, trabalhava na Companhia de Antônio Souza, no Teatro Carlos Gomes.

Elza Gomes fez teatro, televisão , cinema e também rádio.

Em teatro: A atriz atuou em cerca de 400 peças.

Sua estréia foi logo aos 12 anos, quando chegou ao Brasil, na peça: “ A Pequena da Marmita”, Depois trabalhou na “Companhia de Revistas Ra-ta-plan”. Fez a peça: “ A Capital Federal, de Artur Azevedo.Aos 16 anos, entrou na Companhia de Jaime Costa,para fazer comédias, mas não gostou do gênero.Gostou mais do “Cassino Beira- Mar”, com o Ra-ta-plan”, onde ficou até 1929.

Com 19 anos começou na “ Companhia de Procópio Ferreira”, mas ali também só ficou um ano. Passou para a “ Companhia de Margarida Max”. Mas em 1930, voltou ao Procópio Ferreira, então sempre como protagonista e aí ficou até 1936.

Em seguida montou sua própria companhia, ao lado dos atores Cazarré e Delorges Caminha. Passou a representar papeis dramáticos.Em 1940, ingressou na “ Companhia de Eva Todor e Luiz Iglesias”, onde ficou até 1952.

Em 1952, Elza entrou para a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro.

Fez muitos trabalhos em televisão. Começou na TV Tupi, na novela: “O Retrato de Laura”,em 1969. No mesmo ano, ainda na Tupi fez: “ Enquanto Houver Estrelas”. Em 1970, passou para a TV Globo,onde ficou para sempre. Fez: “.Assim na Terra, Como no Céu”. Em 71: “ Minha Doce Namorada”. Em 72: “O Primeiro Amor”. Em 73: “ Os Ossos do Barão”. Em 1975, atuou em quatro novelas; “ O Resgate”, “ Escalada”, “ Cuca Legal”, e “ Pecado Capital”. Em 76, fez duas: “Saramandaia” e” O Casarão”. Em 77 mais duas: “ Duas Vidas” e “ Nina”. Em 78: “Sinal de Alerta”.Em 79: “ Pai Herói”. Em 80: “ Chega Mais” e “ Plumas e Paetês”. Em 81: “ Ciranda de Pedra” e “ Terras do Sem Fim”. E em 82: “ Final Feliz”.

Foram ao todo 19 novelas.

Cinema:Elza Gomes participou de 15 filmes brasileiros.

Casamento: Elza Gomes viveu com o ator André Villon por 46 anos. Casou-se com ele, poucos dias antes de falecer, já no hospital. Ela estava com 74 anos.

 

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais