MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELIAKIM ARAÚJO


O nome completo do jornalista Eliakim Araújo era Eliakim Araújo Pereira Filho. Ele nasceu na cidade do interior de Minas Gerais, de nome Guaxupé, em 28 de abril de 1942.

Começou seu trabalho profissional, em rádio. Foi contratado pela Rádio Jornal do Brasil, por vinte anos. Dono de boa voz, mas também muito inteligente e dono de boa figura, foi convidado pela Rede Globo de Televisão, para fazer parte de seu elenco jornalístico. Foi convidado para apresentar o ” Jornal da Globo”. Ali Eliakim Araújo ficou até 1989. Esporadicamente apresentava também os demais jornais da emissora.

Casou-se com a também jornalista Leila Cordeiro e ela e Eliakim formaram por muito tempo o “Casal 20 do Jornalismo Brasileiro”.

Em 1989, porém, ele demitiu-se da Rede Globo e passou para a Rede Manchete, juntamente com sua esposa. Foram apresentar juntos, o ” Jornal da Manchete”. Em 1993, o casal mudou-se para São Paulo e aceitaram um convite de Silvio Santos, para apresentar o ” Jornal SBT”.

Em 1997, veio para Eliakime esposa, convite para transferirem-se para os Estados Unidos, pois foram contratados pela Rede CBN, para ancorarem o primeiro canal de notícias em língua portuguesa, o “CBS Telenotícias”, que tinha no SBT, um homônimo ” Jornal do SBT/CBS Telenotícias”. O projeto durou três anos e eles foram morar em Miami, com os filhos. Após o fim do contrato, resolveram então permanecer nos Estados Unidos, onde ele produzia vídeos institucionais e jornalísticos, dentro de sua produtora ” Twenty Commynications”, além de manter sites de jornalismo junto com Leila.

Faleceu nos Estados Unidos, em 17 de julho de 2016, aos 75 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação