PRÓ-TV


ELI COIMBRA


Um dos maiores repórteres esportivos que a televisão brasileira já teve, Eliumar Antonio de Macedo Coimbra, o ELI COIMBRA nasceu no dia 30 de janeiro de 1942. Foi atleta do Santos de Pelé nas categorias infantil, juvenil, júnior e aspirantes. Parou ao ingressar na Faculdade de Educação Física de Santos e iniciar sua vida profissional nas rádios da cidade litorânea, numa trajetória de 29 anos.

Apaixonado por futebol, cunhou com o amigo Roberto Petri o termo “dente de leite”, que virou categoria esportiva. O programa, da TUPI de São Paulo, FUTEBOL DENTE DE LEITE, surgiu após o fracasso brasileiro na Copa de 66 na Inglaterra. Para estimular e revelar novos atletas, aliando esporte com a educação das crianças. Foi uma iniciativa pioneira e vanguardista que celebrizou as máximas “craque de bola, craque na escola” e “bola no pé, livro na mão”.

Craques como Falcão e Casagrande disputaram torneios “dente de leite”. Eli marcou época com suas entrevistas bem humoradas e amistosas. Foi repórter e comentarista da TUPI, MANCHETE, GAZETA, RECORD E BANDEIRANTES. Trabalhou também na Radio Bandeirantes e em outras emissoras de rádio. Em 1996, na TV Record, comandou o programa COM A BOLA TODA, exibido nas noites de domingo. Esteve em cinco Copas do Mundo e quatro Olimpíadas.

Em 25 de novembro de 1998, Eli Coimbra faleceu, com apenas 56 anos, vítima de infarto. Deixou saudades, a mulher Maria do Carmo, quatro filhos (Ely, Ivã, Andréa e Adriana) e na ocasião, três netos (Lucas, Ely e Beatriz). Foi querido e respeitado pela maioria dos jogadores de sua época.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais