PRÓ-TV


ELEONOR BRUNO


Eleonor Bruno nasceu na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, no dia 6 de outubro de 1913. Ele é atriz e cantora lírica e é a primeira de uma família toda dedicada às artes. Ela é mãe da atriz muito conhecida Nicete Bruno.

Ela iniciou sua carreira cantando em espetáculos amadores beneficentes e chegou a cantar árias como: ” La Bohème”, no Cassino Copacabana Palace.

No cinema participou dos filmes: ” Dona Violante Miranda”, ” Toninho on the Rocks” e ” A Marcha”.

Em teatro fez várias atuações. Em 1950, fez: ” Dorotéia”. Em seguida: ” Week-End”,” Dona Rosita a Solteira” “Prisioneiro da Quinta Avenida”, ” Os Efeitos dos Raios Gama nas Margaridas do Campo”, entre outras.

Em 1948, Eleonor, chamada pelos íntimos de Nonoca, conheceu Nelson Rodrigues, quando levava a filha Nicete, então com 13 anos, para o Teatro Phoenix no Rio. Era a estréia da peça: ” Anjo Negro”. Mas, inesperadamente, foi para ela que os olhos de Nelson se voltaram. Eles tiveram um romance que durou 2 anos e foi para ela que Nelson Rodrigues escreveu: ” Dorotéia”, peça que estreou no mesmo Teatro Phoenix, em março de 1950. Mas Nelson era casado e o romance com Eleonor logo teve fim. Mas Ruy Castro, ao escrever a biografia do dramaturgo, descreve: “Eleonor para ele era um biscuit, um bijou. pequenina, delicada, cheinha de corpo, tímida, cabelos castanhos claros, e que por tudo isso tocou-lhe tanto o coração”.

Em 2002, estreou a peça: ” Dorotéia Minha”, baseada nas cartas e bilhetes escritos por Nelson a Eleonor ,encenada por Beth Goulart, sua neta, que disse no começo: ” Esta peça é inspirada numa história verdadeira, de um amor profundo e arrebatador”.E mais: ” Minha avó não vem assistir, pois está velhinha e doente, mas ela me deu autorização para encená-la”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais