PRÓ-TV


ELBA RAMALHO


Elba Maria Nunes Ramalho nasceu em Conceição, na Paraíba, em 17 de agosto de 1951.

Cantora, compositora e atriz, Elba Ramalho se lança em 1968 tocando bateria no conjunto feminino “As Brasas” e depois leva essa experiência para os palcos.

Começa a participar de festivais de música no Nordeste e em 1974 se muda para o Rio de Janeiro e se apresenta como crooner do grupo musical Quinteto Violado. Nesse mesmo ano participa da peça “Viva o Cordão Encarnado”, de Luís Mendonça, um sucesso de crítica e público.

Em 1977, atuou no filme “Morte e Vida Severina”, inspirado na obra homônima do autor pernambucano João Cabral de Melo Neto e no ano seguinte fez parte do elenco da peça de Chico Buarque, “Ópera do Malandro”, dirigida por Luís Antônio Martinêz Correia, na qual interpretou a prostituta Lúcia.

A peça “Ópera do Malandro” impulsionou a carreira de atriz e cantora, e Elba resolveu dar mais destaque para seguir como cantora e se transforma em uma das intérpretes que mais vendem discos e realiza shows por todo o Brasil.

Em 1983 ela ganhou o Troféu Imprensa como a Melhor Cantora da Televisão e em 2017 foi homenageada com o enredo da Escola de Samba Tom Maior no Carnaval Paulistano.

Ela já gravou mais de 50 discos solos ou com convidados e possui dois prêmios Grammy Latino pelos álbuns: “Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?”, lançado em 2008 e “Balaio de Amor” de 2009.

Elba Ramalho vendeu mais de 10 milhões de discos e recebeu da Associação de Críticos de Arte de São Paulo o prêmio de “Melhor Show do Ano”, em 1989 e em 1996.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais