MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDYR DE CASTRO


Edyr de Castro nasceu no Rio de Janeiro em 02 de setembro de 1946.

Em 1976, juntamente com as suas amigas Leiloca, Sandra Pera, Lidoka, Regina Chaves e Dhu Moraes fundou o conjunto musical As Frenéticas, idealizado pelo produtor musical e jornalista Nelson Motta.

Em divertidos discos lançados pela Warner, As Frenéticas deram nova roupagem a clássicos de Lamartine Babo e Braguinha e popularizaram mais ainda os repertórios de Rita Lee, Raul Seixas e Gonzaguinha.

Também atriz, ela foi dirigida por Ademar Guerra no Teatro no espetáculo musical “Hair”e por Helvecio Ratton no Cinema, no filme infantil “Menino Maluquinho – o Filme” em 1995, e depois atuou também em”Proibido Proibir” de 2006 e “5 x Favela – Agora por nós Mesmos” em 2010.

Edyr de Castro, que por alguns anos como atriz assinava Edy Duque, trabalhou na TV Globo, onde atuou nas novelas “Escrava Isaura”; “Roque Santeiro”; “Cambalacho”; “Livre Para Voar”; “Bebê a Bordo”; “Pacto de Sangue”; “Por Amor”; “Agora é que são Elas” e “Cabocla”.

Fez programas humorísticos com Chico Anysio e em 2007 se transferiu para a TV Record, atuando nas novelas “Amor e Intrigas” e “Poder Paralelo”, esta última em 2009.

A atriz e cantora foi casada com o cantor e compositor Zé Rodrix com quem teve um filho, e em 2016 descobriu que sofria de Alzheimer. Foi morar então no Retiro dos Artistas e faleceu lá , aos 72 anos, em 15 de janeiro de 2019.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação