MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDUARDO ABBAS


Eduardo Abbas Kassab nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 25 de maio de 1928.

Descendente de árabes, ele trabalhou nas Emissoras Associadas de Rádio e Televisão. Na TV Tupi apareceu nso teleteatros da emissora e nas novelas “Klauss, o Loiro”; “A Gata”; “Ana Maria, Meu Amor”; “Calúnia”; “Os Inocentes”; “Ídolo de Pano”; “O Velho”, O Menino e o Burro”; “Ovelha Negra”; “Um Dia, o Amor”; “Xeque-Mate” e “O Julgamento”.

Intercalou seus trabalhos na TV Tupi com outros realizados na TV Cultura, onde fez “As Professorinhas”, “Amor de Perdição”, “O Tirano”, “O Moço Loiro”, e bem mais tarde, em 1982 e 1983,  “Vento do Mar Aberto’ e “O Fiel e a Pedra”.

Na TV Excelsior atuou em “Legião dos Esquecidos” e “A Pequena Órfã”. Na TV Record esteve em “Pingo de Gente”, “Sol Amarelo” e “O Leopardo”. Na TV Bandeirantes fez “Cavalo Amarelo” e “Chapadão do Bugre”. No SBT integrou o elenco de “Jerônimo”. E na TV Globo participou do trabalho dirigido por Walter Avancini na minissérie “Grande Sertão: Veredas”.

Eduardo Abbas esteve em todas as emissoras, pois seu tipo físico, apesar da origem árabe, era bem brasileiro. E também por ser ele um bom profissional. Alem da TV, Abbas trabalhou em vários filmes, entre eles o clássico “Lampião, o Rei do Cangaço” e “Mágoa de Boiadeiro”.

Ele faleceu em 16 de março de 1992, por sérios problemas coronários, aos 63 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação