MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDU LOBO


Edu Lobo nasceu no Rio de Janeiro, no dia29 de agosto de 1943. Seu pai é o compositor musical Fernando Lobo. Edu foicriado no Rio, mas passava férias e ia muito a Recife, onde residiam seus tios.Seu primeiro instrumento musical foi o acordeon, que estudou dos 8 aos 14anos. Frequentou o tradicional Colégio Santo Inácio, masmesmo garoto, fazia suas composições. Instigado pela família, cursouDireito , na PUC do Rio, mas só foi até o terceiro ano, pois cada vez mais seligava à música. Com um amigo de infância , Theo Barros, começou aestudar violão , e mais tarde, com Wilma Graça estudou teoria musical. Em1961, começou a freqüentar o famoso bar Beco das Garrafas, que reunia anata dos músicos e cantores da época. Era a nova geração musical que aliestava e ele assistia: João Gilberto, Sérgio Mendes, LuisEça.

Foi também em 61 que conheceu Vinícius de Moraes e este fez a letra para”Só Me Fez Bem”, de Edu, gravada em 67. Formou um conjunto comMarcos Vale e Dori Caymmi, para atuar em shows e programas de TV. Gravou entãoum compacto duplo, com músicas suas. Ampliou seu trabalho com temas emotivos da cultura popular, com influência de Sérgio Ricardo, João do Valle,Carlos Lyra e Ruy Guerra. Este último foi seu parceiro em :”Canção daTerra”; “Reza”; “Aleluia”, musicas com conteúdosocial. Em 63 compôs para teatro, para peças de Oduvaldo Viana Filho. Entreessas músicas está: “Chegança”, que fez sucesso e “Borandá”,incluída na peça “Opinião”, que estreou em 64. Escreveutambém para “O Berço do Herói”, de Dias Gomes, e para”Arena Conta Zumbi”. de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal.Entre as músicas desse espetáculo , estava ” Upa Neguinho”,imensosucesso, gravado por Elis Regina.

Edu Logo inscreveu-se no 1º Festival deMúsica Brasileira da TV Excelsior, com as músicas:”Aleluia”e”Arrastão”. Esta foi a vencedora. Em 1966, o compositor inscreveu-seem outros festivais. E seu nome foi ganhando todo o Brasil. Concorreu com”Canto Triste”, no 2º Festival de MPB da TV Globo. Nesse mesmoano, Edu Lobo foi para a Europa. Esteve em vários países e em Paris, fezum filme para a televisão . De volta ao Brasil, e novamente aos festivais,ganhou com a música : “Ponteio”, dele e Capinan,o 3ºFestival da Globo.

Dessavez ele mesmo a interpretou, ao lado de Marília Medalha. Fez depois apeça: “Marta Saré”, de Guarnieri, Em 69 participou do MIDEM. emCannes, França. Foi quando casou-se com Vanda Sá e mudou-se para LosAngeles, EUA.. Ali fez cursos de orquestração e música para cinema.Excursionou pelo Japão, com Sérgio Mendes e fez gravações. Mas apenas odisco “Cantiga de Longe”, dentre eles, foi editado no Brasil. Edu Lobocontinuou fazendo orquestrações para grandes peças, entre asquais:”Calabar”. A seguir foi contratado pela TV Globo e orquestrou 12programas da série: “Casos Especiais”. Em 76 lançou:”Limite dasÁguas” e em 77 foi à Alemanha e em 77, ao Japão . Nessaépoca interpretou, com letra de Ferreira Gullar, “OTrenzinho”, de Heitor Villa-Lobos.

Em 79 fez a trilha dofilme:”Barra Pesada”, ganhando prêmio no Festival de Cinema deGramado. Em 81, em parceria com Tom Jobin, lançou o LP: “Tom eEdu”. Em 83, em parceria com Chico Buarque, fez a trilha sonora do”Grande Circo Místico”. A parceria com Chico Buarque se repetiu em”O Corsário do Rei”e “Dança da Meia-Lua”. Em 84, escreveua trilha sonora dos filmes;”O Cavalinho Azul”e “Imagens doInconsciente”. Depois Edu Logo esteve n TV Cultura, quando em 90 feztrilhas para o programa infantil “Rá-Tim-Bum”, e o respectivodisco ganhou dois prêmios Sharp. Em 92 voltou a apresentar espetáculos elançou : “Corrupião”. Em 94 ganhou o Prêmio Shell, como MelhorCompositor Brasileiro, pelo conjunto da obra.

Lançou depois:”MeiaNoite”; “Perambulando”; o CD “Songbook Edu Lobo”,”Songbook”, livro de partituras, manuscritas por Edu. Em 97 compôstrilha do filme:'”Guerra dos Canudos” . Em nova parceria com ChicoBuarque, lancou :”Albuns de Teatro”. Edu Lobo começou apreparar um programa com músicas no computador, para lançar um novo”Songbook”, com 120 músicas. Retomou , mais um vez, a parceria comChico Buarque, com músicas para a peça teatral:”Cambaio”, e dividiucom ele as interpretações. Esse disco recebeu o Grammy Latino deMelhor Música Brasileira. Fez orquestrações para o filme: “O Xangô deBaker Street”. Em seguida, após esse trabalho,viajou para Israel, eparticipou do “Sounds Of Brazil”, com orquestra Filarmônica deIsrael.

Por tudo isso e mais, que aqui não está citado, Edu Lobo é consideradoum grande nome, dentre os músicos do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação