PRÓ-TV


EDSON PIMENTEL


Seu nome completo é Edson Pimentel Matheus. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1956. Sua função é ligada á informática. Chegou a diretor da “Globo Filmes”.

Sua vida:

Edson é o mais velho dos nove filhos do policial militar José Epifânio Matheus e de dona Maria Aparecida Pimentel Matheus.

Formou-se em Administração de Empresas, na Faculdade Maria Magalhães Pinto. E fez pós-graduação no Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Participou do Programa de Gestão Avançada- APG- do Grupo Amana- Key, em São Paulo.

Em 1979, Edson começou a trabalhar na TV Globo, inicialmente no arquivo de imagens, convidado que foi pelo diretor Adilson Pontes Malta. Sua primeira tarefa foi auxiliar no processo de implantação de um arquivo de VT e no tráfego de fitas.

Foi contratado na antiga Central Globo de Serviços e patrimônio, atual: Central Globo de Informática, Administração e Planejamento- CGIAP.( ela inclui; telefonia, manutenção, limpeza e compras). Em 1982, Edson foi implantar a Divisão de Suprimentos da Globo São Paulo( que dirigia um polo de produção de dramaturgia, coordenado por Walter Avancini).

Em 1983, Edson voltou para o Rio, para a Central Globo de Engenharia, para o desenvolvimento do sistema, diretamente ao lado do diretor Adilson Pontes Malta. Participou do projeto institucional Rede Globo- 1984, mobilizando executivos de várias áreas da empresa, para racionalizar a produção e traçar os rumos da Rede Globo.( As áreas, até então, eram separadas). A partir de 1985, o projeto Rede Globo definiu iniciativas importantes da empresa, com uma reorganização estrutural;

Uma dessas iniciativas, se transformou na marco histórico da TV brasileira, que foi a criação do PROJAC- Central Globo de Produção).

Além de estar inteiramente inserido nessa criação, Edson participou de toda a reestruturação da Globo. Ajudou no redesenho da Globo Computação Gráfica, criada em 1984.

A partir de 1993, Edson Pimentel, ao lado de Adilson Pontes Malta , passou a se dedicar ao “ Projeto Jacarepaguá”., com a implantação de todo o PROJAC.

Em 2000, Edson assumiu o cargo de Diretor Executivo de Competências.

Em abril de 2013, ele deixou a diretoria de Planejamento Estratégico e Controle da Direção-Geral e Entretenimento, para assumir a direção do “Globo Filmes”.

É também membro do Conselho de Administração da Endemol Globo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais