MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDSON FRANÇA


Edson de França nasceu na capital paulista, em 8 de agosto de 1930.

Sua carreira artística começou em 1956, na TV Paulista, quando participou de vários teleteatros. Em 1957, ele estreou no Cinema em “Absolutamente Certo“. Ficou na TV Paulista até 1962.

Em 1965, no auge da TV Excelsior, ele foi contratado e se tornou um dos principais atores da emissora, participando das novelas “A Indomável”; “A Deusa Vencida”;”Redenção “; “A Muralha”; “A Menina do Veleiro Azul” e “Dez Vidas”.

Em 1972, participou da super produção cinematográfica “Independência ou Morte”, e foi para a TV Globo onde atuou nas novelas “O Bofe“, em 1972; “Cavalo de Aço” em 1973; “O Rebu” e “Fogo Sobre Terra” em 1974; “O Grito” em 1975 e “O Casarão“,em 1976.

Em 1979, na TV Bandeirantes, atuou na novela “Cara a Cara” e depois se transferiu para a TV Cultura, onde fez “O Vento do Mar Aberto”; “O Fiel e a Pedra”; “Partidas Dobradas”; “O Resto é Silêncio’; “Floradas na Serra”; “O Pátio das Donzelas” e “Música ao Longe”. No SBT, em 1983, fez a  novela “Pecado de Amor”, e em 1997, participou da minissérie “O Desafio de Elias” na TV Record.

Edson França foi casado com as atrizes Bibi Ferreira e Nívea Maria, com quem teve dois filhos, e faleceu em 25 de fevereiro de 2003, em São Paulo, aos 72 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação