PRÓ-TV


EDNEY SILVESTRE


Edney Silvestre nasceu na cidade de Valença, Rio de Janeiro, em 27 de abril de 1950.Ele é escritor, jornalista, produtor e apresentador.Trabalha em televisão e tem vários livros publicados.

O pai de Edney era dono de um armazém de secos e molhados e a mãe tecelã; O casal Joaquim e Lourdes tinham seis filhos. Edney,quando pequeno, sofria de anemia profunda e passava muito tempo acamado. Sua maior distração então era ler. Leu tudo o que podia mandar buscar na biblioteca municipal de Valença. E assim leu ótimos autores, como Thomas Mann, Machado de Assis, Jack London.

Quando fez 18 anos, e já mais forte, mudou-se para a capital, Rio de Janeiro, para estudar.Por falta de dinheiro, não ia a bares ou recantos noturnos. Preferia os cinemas.Aprendeu inglês com os filmes. Passou a traduzir livrinhos de faroeste, para ganhar vida. E era também datilógrafo de uma firma. Chegou a entrar na faculdade de História, mas por falta de dinheiro, saiu.

Conseguiu emprego na revista “ Manchete” e foi se encaminhando para o jornalismo.Acabou fazendo curso de Publicidade. Ficou dez anos nesse setor, mas aí foi chamado para o jornal “ O Globo” e enviado para Nova York, como correspondente. Acabou sendo transferido para a televisão e ficou sendo correspondente da TV Globo.Por 10 anos foi correspondente do jornal e depois da TV Globo.

Em seguida passou para a “ Bloch Editores”, e trabalhou nas revistas: “ Fatos e Fotos”,”Pais e Filhos”, “ Manchete”. Edney Silvestre foi o primeiro jornalista brasileiro a chegar a Word Trade Center, em 11 de setembro de 2011. Foi dele e do repórter cinematográfico Orlando Moreira a primeira reportagem, que a TV Globo passou no dia, no “ Jornal Nacional”, com repetições o dia inteiro.

Esse inesquecível assunto, foi compelido por Edney Silvestre em seu livro: “Outros Tempos”,de grande sucesso.

Foi para o Iraque e fez a cobertura da queda de Saddam Hussein. Cobriu a visita do papa a Cuba. Cobriu passagens de tornados, furacões, etc.

Edney Silvestre inaugurou a “ Globo News”. Criou o importante programa: “Milênio”.Em seu programa entrevistou personalidades internacionais, professores, ganhadores do Prêmio Nobel.

Daí nasceu o livro: “ Contestadores” e o “ Grandes Entrevistas do Milênio”.

O jornalista Edney também enveredou pelo cinema e fez o curta-metragem: “Noivado”, que ganhou prêmio.

Ele é apresentador do programa: “ Globonews Literatura”, desde 2003, até hoje( 2013), onde já entrevistou José Saramago, Mario Vargas Llosa, Nardine Gordimer, Lygia Fagundes Telles e outros grandes nomes.

Escreveu também a peça: “ Boa Noite a Todos”.

O seu livro: “ Se Eu Fechar Os Olhos Agora”, editado em 2009, ganhou o “Prêmio Jabuti”. O seu livro: “ Magnífico Retrato do Instinto Humano” foi editado também na França, na Itália, na Grã- Bretanha, em Portugal, na Holanda.

Edney Silvestre é considerado um dos jornalistas mais cultos de nosso país.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais