MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


EDNA SAVAGET


Edna Savaget é uma programadora feminina e uma escritora, que foi um dos principais nomes do começo da televisão do Rio de Janeiro. Ela começou na Rádio Nacional, que era a mais importante emissora de rádio do país. Já na década de 50, Edna comandava o programa: ” Boa Tarde, Madame”,dirigido por Floriano Faissal, também um grande nome da comunicação.

Por ser também escritora, Edna não achava que a mulher era ser humano de 2ª classe. Levava a literatura ao ar, tanto no rádio, quando na televisão., para onde foi em 1957, na TV Tupi do Rio, comandando o programa: “Boa Tarde Cássio Muniz”. Dois anos depois, Edna foi para a TV Continental, para ser titular do programa: “Edifício Semina”; Esse programa era apresentado por Edna Savaget e Eleida Casé, mãe de Regina Casé. Mas a emissora, que era da família Berardo faliu, e Edna voltou à TV Tupi. Sempre respeitando seu próprio pensamento: ” Dou ás ouvintes e telespectadoras, um pouco do que elas querem e muito do que elas precisam”.

Em 1965, a TV Globo foi implantada e Edna Savaget foi convidada para coordenar a parte vespertina da emissora. Foi criado o ” Sempre Mulher”, primeiro programa feminino da Globo, apresentado por Célia Biar.Depois de seis anos na Globo, Edna voltou à sua casa como gostava de dizer, a Tupi, e criou o ” Boa Tarde”, que logo depois passou a ser chamado ” Programa Edna Savaget”.

Em 1977, Edna passou para a TV Bandeirantes, levando sua mesma fórmula, sempre vitoriosa. Depois foi para a TV Record, em seguida para a TV Educativa, voltando depois à Bandeirantes. Em outras emissoras nasceram ” filhotes de sua idéia”. Ela dizia: ” Foi uma vida á frente ou por trás de uma tela de TV, sempre com o mais exagerado escrúpulo e a mais cuidadosa intenção de não ferir o decoro e o respeito pelos que nos ouviam ou viam”.

Edna Savaget publicou os livros: “Contato”, de poesias; ” Roteiro Poético de Salvador”;” Pensamento Solidão”; ” Silêncio no Estúdio”; ” Um Quase Documento”; ” A Menina e o Peixinho Dourado”- obra infantil.

Faleceu em 1998.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação