PRÓ-TV


EDMARA BARBOSA


Edmara Barbosa nasceu em São Paulo, capital, em 11 de novembro de 1960. Ela é a filha mais velha do importante novelista de televisão e escritor de teatro Benedito Ruy Barbosa.

Embora tenha se salientado, por readaptar grandes sucessos de seu pai, Edmara logo cedo começou a se interessar por televisão, e mais especificamente por redação em televisão.

Seu início foi na TV Cultura, quando foi a autora única da novela adaptada: ” Tronco do Ipê”, em 1982. Edmara estava só com 22 anos.

Em 1984, ela passou para a Rede Globo e foi colaboradora da novela: ” Voltei para Você”. Em 89, ainda na Globo, colaborou com a novela: “Vida Nova”. Em 1993, foi colaboradora de: ” Renascer”. Continuou na Globo e em 96, colaborou com: ” O Rei do Gado”. Em 99, sempre na Globo, foi colaboradora de: “Terra Nostra”, grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, seu pai. Em 2001 colaborou com : ” Esperança”. Em 2004, foi autora do remake da novela: ” Cabocla”. Em 2005, foi colaboradora da minissérie global: ” Mad Maria”. Em 2006, Edmara foi autora do remake da novela de seu pai: ” Sinhá Moça”. Esse trabalho fez tanto sucesso, que teve indicação para o prêmio Emmy americano.

Em 2009, ela foi autora do remake de ” Paraíso”, também novela de Benedito Ruy Barbosa.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais