MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DURVAL DE SOUZA


Durval de Souza nasceu em Matão, no interior de São Paulo, em 16 de dezembro de 1928.

Começou a carreira artística em Teatro, em 1952. Ele estudou na Escola de Arte Dramática de São Paulo, tendo como professores Décio de Almeida Prado e Ruggero Jacobi. A primeira peça de que participou foi “Casamento Forçado“, e depois atuou em “Retrato de Madona” e “Mr. Boble“.

Logo a Televisão solicitou sua colaboração, e Durval se deu bem nesse novo veículo de comunicação. Ampliou seus horizontes, passou a atuar em vários setores. Além de ator dramático foi coordenador de programas, produtor, tradutor de textos, pois dominava o inglês, e foi também comediante.

A estreia na TV foi em 1954, na TV Record, no programa “Big Show Peixe”. No programa “Cinema em Vesperal“, Durval fazia críticas de cinema para a TV.  Apresentou os programas “Grande Gincana Kibon”;  “Pullman Jr”, ao lado de Cidinha Campos e “Papai Sabe Nada“, todos na TV Record no final dos anos 1950 e começo dos anos 1960.

Como ator e comediante esteve no programa “Philco em 3 Dimensões“, em 1959; “Ceará Contra 007″, uma novela humorística, em 1965; “Quem Bate” em 1965; “Mãos ao Ar” em 1966 e “Setinho” em 1972, também todos eles na TV Record.

No Cinema emprestou o seu talento humorístico para os filmes: “A Arte de Amar Bem”; “Trote de Sádicos”; “Guerra é Guerra”; “Pintando o Sexo” e “Nem as Enfermeiras Escapam”.

Na TV Globo ele participou de “O Planeta dos Homens” em 1976 e de “Os Trapalhões” de 1977 a 1981. Além disso,

Durval de Souza era muito admirado pelos colegas, e recebeu muitos prêmios na sua carreira de 30 anos, que começou em 1952 e terminou em 1982. Só o Prêmio Roquete Pinto, que foi o mais importante troféu da época, ele recebeu seis normais e um sétimo, que era de ouro.

Ao todo, Durval recebeu mais de 50 troféus. E eles foram carinhosamente doados à Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira, pela sua filha Regina de Souza, que é produtora de TV.

Durval de Souza faleceu em 5 de março de 1982, e tem seu nome em uma rua do bairro de Vila Mariana, em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação