PRÓ-TV


DURVAL DE SOUZA


Durval de Souza começou suacarreira artística em teatro. Ele estudou na escola de Arte Dramática deSão Paulo, tendo como professores Décio de Almeida Prado e Rugero Jacobi. Aprimeira peça de que participou foi: “Casamento Forçado”. Logo atelevisão solicitou sua colaboração, e Durval se deu bem nesse novo veículode comunicação. Ampliou seus horizontes, passou a atuar em vários setores.Além de ator dramático foi: coordenador de programas,produtor, tradutorde textos,pois era culto e dominava completamente o inglês, e foi tambémcomediante. Traduzia o que fosse necessário para a TV Record. Noprograma:”Cinema em Vesperal”, Durval fazia críticas de cinema para aTV. Como ator, em televisão e cinema, ele atuou em:”Carnaval em LáMaior”; “My Darling”; “Ceará Contra 007”; “MãosAo Ar”; “A Arte de Amar Bem”; “Trote deSádicos”;”Guerra é Guerra”; “Pintando o Sexo”;”Nem as Enfermeiras Escapam “.

Além disso, Durval de Souza fez tambémapresentação de programas, como:” Pullman Jr”, ao lado de CidinhaCampos. Participou do programa: “Papai Sabe Nada”, mas o programa quemais gostou de fazer foi:” A Grande Gincana Kibon”.

Durval de Souza entrou na faculdade deDireito,mas não completou o curso. Entretanto gosta sempre muito de ler eadmira sobretudo Charles Chaplin. Ele sempre foi muito admirado pelos fãs etambém pelos colegas.

Durval de Souza foi tão bem em suacarreira, que em verdade foi tão diversificada, que recebeu mais prêmios quetodos os seus colegas. Só “Roquete Pinto, que foi o mais importantetroféu da época, ele recebeu os seis normais e depois o sétimo, que era deouro, depois do que, não podia mais receber Roquetes Mas recebeu outrosprêmios, advindos de outras entidades.Ao todoele recebeu 57 troféus. E eles foram carinhosamente doadosà Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira, pela filha deDurval de Souza, Regina de Souza , que é produtora de TV.

Durval de Souza faleceu em:5 de março de 1982. Hoje tem seu nome em uma rua do bairro de Vila Mariana, emSão Paulo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais