PRÓ-TV


DORIVAL CAYMMI


Dorival Caymmi nasceu no dia 30 deabril de 1914, no estado da Bahia. Desde pequeno gostava de música e. com osanos, se transformou no maior nome artístico de seu estado, e para muitos, doBrasil. Seu pai era Durval Henrique Caymmi e sua mãe Aurelina SoaresCaymmi. Teve pequenos e vários trabalhos em Salvador, onde sempre viveu, antesde tentar a sorte como cantor. Foi em 1936 que ganhou um concurso demúsicas de carnaval, como compositor.

Daí se entusiasmou e em 38 foi para oRio de Janeiro. Queria também um emprego como jornalista, profissão quejá havia exercido na Bahia. Mas seu objetivo principal era se prepararpara cursar Direito. Aos poucos, e por influência de amigos, foi deixando seussonhos e se jogando totalmente para a música, para o violão, para suascomposições. Fez uma música:”O Que ë Que A Baiana Tem?”, quefoi encaixada no filme:” Banana da Terra”, estrelado por CarmemMiranda Foi um sucesso grande. E logo se percebeu o jeito especial de Caymmi. Em seguida, a primeira dama brasileira Darcy Ribeiro incluiu suamúsica:”O Mar”, numa festividade produzida por ela. Logo o cantor ecompositor foi contratado pela Rádio Nacional e ganhou o Brasil. Seu”charme”era indiscutível.

Foi também na Rádio Nacionalque ele veio a conhecer a cantora Stella Maris, cujo nome é Adelaide Tostes eCaymmi com ela se casou, em 1940. Foi gravando então lindíssimas canções,todas muito prestigiadas. Dentre as inúmeras músicas suas gravadas, podemoscitar:”A Lenda do Abaeté”; “A Preta do Acarajé”; “AVizinha do Lado”; “Acalanto”; “Acontece que souBaiano”; “Coqueiro de Itapoã”; “Dora”; “DasRosas”; “Dois de Fevereiro”; “Ë Doce Morrer noMar”;”Eu Não Tenho Onde Morar”; “JoãoValentão”; “Maracangalha”; “Marina”; “NãoTem Solução”; “Nem Eu”; “O Vento”;”Pescaria”; “Quem Vem Pra Beira do Mar”; “Oração àMãe Menininha”; “O Que Ë Que A Baiana Tem”;”Samba da MinhaTerra”; “Só Louco”; “Sábado Em Copacabana”;”Rainha do Mar”; “Samba da Minha Terra”; “SãoSalvador”;”Peguei um Ita no Norte”;”Saudade da Bahia”,dentre tantas outras.

Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos. Mas é incalculável o número dasversões e gravações feitas por outros cantores, de suas músicas. Sua obra éconsiderada pequena e até brincam com ele , chamando-o de preguiçoso.Dorival Caymmi foi o artista que marcou , em todo o Brasil e no mundo, pode-sedizer, o jeito do baiano ser, sua malemolência, seu gingado, seu carinho, suainteligência. Ele personificou a Bahia e o Brasil, perante o mundo.

As músicas de Dorival Caymmi sãotodas obras-primas. Foi um artista que sempre orgulhou o Brasil. Seus três filhossão artistas: Dori Caymmi, DaniloCaymmi e Nana Caymmi.

Faleceu em 16 de Agosto de 2008, aos 94 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais