MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DÓRIS MONTEIRO


Houve um tempo em que todos os cantores e cantoras de sucesso tinham programas exclusivos na tv. Com Dóris Monteiro não foi diferente. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de outubro de 1934, ela foi uma das estrelas da TV Tupi do Rio em 1955, apresentando o programa “Encontro com Dóris Monteiro!”. Tempos depois, em 57  gravou “Mocinho Bonito”, de Billy Blanco – uma das músicas mais marcantes do seu repertório e foi eleita Rainha do Rádio.

Adelina Dóris Monteiro é seu nome de verdade. Ela começou cantando fados em programas infantis, estreando como intérprete no dia 31 de outubro de 1949 no programa de calouros Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Paralela a sua carreira de cantora também atuou no cinema.

Em 1953 convidada por Alex Viany, estrelou o filme “Agulha no Palheiro”, cantando a música do mesmo nome e sendo premiada por sua atuação como atriz. Marcou presença nas deliciosas chanchadas da Atlântida participando do clássico ´De Vento em Popa´, em 1957, do mestre Carlos Manga. Entre seus muitos discos ficaram célebres suas parcerias com Miltinho e Lucio Alves.

Em 2004, em comemoração aos seus 70 anos, foi presenteada pelas gravadoras Universal e EMI com o relançamento em CD de doze de seus melhores discos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação