MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DORI CAYMMI


Dorival Tostes Caymmi nasceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1943.

Filho do compositor e cantor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, e irmão da cantora Nana Caymmi e do cantor e compositor Danilo Caymmi, Dori  é músico, cantor, compositor, produtor musical e arranjador.

A principal influência de Dori Caymmi foi o movimento da Bossa Nova e ele fez a sua estréia profissional em 1959, acompanhando a irmã Nana Caymmi ao violão.

Foi membro de um grupo cênico que criou músicas para os espetáculos “Opinião” em 1964 e “Arena Conta Zumbi” em 1966, além disso produziu discos de Nara Leão e Edu Lobo.

Compôs músicas para Festivais de MPB da TV Globo e para trilhas sonoras das novelas da emissora nos anos 1970, bem como para o seriado “Sítio do Picapau Amarelo”. Também compôs para filmes nacionais como “A Casa Assassinada”; “Tati, a Garota” e “O Duelo”.

Como intérprete gravou 23 discos e realizou uma série de projetos e arranjos com Sérgio Mendes para gravações nos Estados Unidos.

Já conquistou dois prêmios Grammy Latino, um como melhor CD e outro como melhor canção brasileira, e em 2018 lançou um álbum com os amigos Edu Lobo e Marcos Valle, comemorando uma amizade e uma parceria de 50 anos entre os três.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação