MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMITILA GOMES DA SILVA


Domitila Gomes da Silva, nascida em 29 de abril de 1928, iniciou suas atividades na Rádio Clube de Piracicaba – PRD-6, quando cursava o quarto ano do Ginásio do Colégio Piracicabano. No início de 1948, veio a São Paulo, quando resolveu fazer um teste na antiga Rádio Tupi de São Paulo, a mais poderosa emissora paulista daquela época. Naquele teste foi classificada, passando a atuar como locutora dos Diários e Emissoras Associados, substituindo a inesquecível Janete Clair, que na época se encontrava em tratamento de saúde, tendo sido, oficialmente, a primeira locutora da Rádio Tupi de São Paulo.

Em 1950, com o advento da televisão no Brasil, passou a fazer também locução de cabine, apresentadora e repórter de setor, atuando ao lado de Mauricio Loureiro Gama em Edição Extra. Atuou, também na televisão TUPI como atriz e cantora nas operetas apresentadas por Pedro Celestino. É de se notar ainda que, em culinária atuou ao lado de Marialice Prestes, criadora e diretora do curso Santa Rita de Cássia.

Posteriormente, trabalhou com a saudosa Ofélia Anunciatto no mesmo canal de televisão, em programas destinados a culinária. em 1.954. Domitila Gomes da Silva, muito inteligente e esforçada, formou-se em direito Ela é casada com um violinista da Orquestra Sinfônica. de São Paulo e eles têm filhos. Depois ,cansando-se da capital, mudou-se para Caldas Novas, importante cidade do interior de Goiás.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação