MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMINGO ALZUGARAY


Domingo Cecílio Alzugaray nasceu em Victoria, na Província de Ente Rios na República Argentina em 22 de novembro de 1932.

Começou fazendo cinema na Argentina, tendo sido dirigido por Luis Mottura, no filme “Bendita seas” de 1956. No Brasil, trabalha com seu conterrâneo Carlos Hugo Christensen no filme “Meus Amores no Rio” de 1965, baseado em peça reatral de Pedro Bloch, com a atriz argentina Susana Freyre e o brasileiro Jardel Filho.

Pouco tempo depois, é convidado por Victor Civita para trabalhar na Editora Abril, onde cuida de publicações com a temática de fotonovelas e se torna seu diretor comercial. Em 1972, cria a Editora Três, juntamente com os seus amigos dos tempos de Editora Abril, Luiz Carta e Fabrizio Fasano.

Logo no segundo ano de existência, a Editora Três lança a Coleção Literatura Brasileira Contemporânea, com o apoio do Ministério da Educação e da Editora Jose Olympio.

Em 1976, Alzugaray lança a revista Istoé, um marco nas publicações de interesse geral no Brasil, que chega ao segundo lugar em assinaturas e também em  circulação total. Muito ligado ao panorama da edição de revistas no Brasil, lança títulos importantes: Istoé Dinheiro (sobre Economia), Istoé Gente (sobre Variedades) e patrocina a publicação do Guiness, o Livro dos Recordes em sua primeira edição brasileira em 1994.

Domingo Alzugaray falece em São Paulo, aos 84 anos, em 24 de julho de 2017.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação