MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMÍCIO COSTA


Domício da Costa Santos Filho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 02 de dezembro de 1928.

Estreou como ator infanto-juvenil  na Radio Nacional do Rio de Janeiro em 1944, com apenas 15 anos. Na histórica radionovela “O Direito de Nascer”, viveu o personagem Osvaldo, que na primeira versão televisiva, exibida pela Tupi paulista juntamente com a TV Rio, foi interpretada por Luis Gustavo.

Domicio Costa é considerado um dos maiores radioatores da década de 1950 no Brasil, e ganhou o Premio da Associação Brasileira de Rádio/Revista do Rádio em 1955, por sua série de trabalhos na Radio Nacional do Rio de Janeiro, e em 1959, recebeu o Premio de Melhor Ator de Rádio da Revista Radiolândia.

Também se destacou como ator em  em importantes teleteatros na TV Tupi, canal 6 do Rio de Janeiro; na TV Rio e também na TV Tupi, canal 3 de São Paulo. Na TV Excelsior ele participou, em 1966, da novela “Almas de Pedra” e da novela educativa “A Conquista”, na TV Cultura, em 1978. Na década de 1980, Domício Costa presidiu a Radio Nacional do Rio de Janeiro em 1984 e 1985.

Como dublador imortalizou a voz do personagem Dick Vigarista, criado por William Hanna  e Joseph Barbera, os fundadores da Hanna Barbera, para o desenho “Corrida Maluca” e a do caçador no desenho “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Domício Costa atuou como ator no filme “A Morte Transparente” em 1979, e seu último trabalho foi no humorístico “Chico Total” em 1982, na TV Globo.  Ele foi casado com a atriz Sonia Moraes e faleceu em sua cidade natal, aos 86 anos de idade, em 5 de março de 2016, vitimado por um infarto.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação