PRÓ-TV


DOLORES DURAN


O nome de Dolores Duran é Adiléia Silva da Rocha. Ela nasceu em 7 de junho de 1930, na cidade do Rio de Janeiro. Sua casa era vila da rua do Propósito, no centro do Rio. Teve uma infância pobre e não conheceu o pai; Depois mudou-se para um cortiço, no bairro de Piedade, com a mãe, o padrasto, e as irmãs Denise, Solange e Leila.

Desde criança a menina Adiléia gostava de cantar. Mas aos 8 anos teve uma febre reumática, que quase a levou à morte e que a deixou como seqüela um sopro cardíoco.

Aos 12 anos, porém, a mãe a autorizou a se inscrever num concurso de cantores, e ela conquistou o 1º lugar no programa: “ Calouros em Desfile”, de Ary Barroso. Depois disso começou a comparecer a vários programas de rádio. Parou de estudar, tendo feito só o primário, e se dedicando só ao canto e à arte, embora a contragosto da mãe. A personalidade de Adiléia era muito forte e ela acabou vencendo.

No final dos anos 40, conheceu um casal rico: Lauro e Heloísa Paes de Andrade, que a ouviram cantar e resolveram ajudá-la. O casal a levava a lugares chiques, apresentando-a a cantores famosos. Eles é que passaram a chamá-la de Dolores Duran. Nascia então uma cantora que veio a ter muita fama.

Sem nunca ter estudado línguas, passou a cantar em inglês, francês, italiano, espanhol e até esperanto( que estava na moda). Foi então ouvida e aplaudida pela cantora americana Ella Fitzgerard,pelo jornalista Antônio Maria e se tornou estrondoso sucesso.

Dolores cantou em diversas boates do Rio. Depois foi contratada pela Rádio Nacional, que tinha o melhor “ cast” de cantores. Nessa época o padrasto faleceu e a família passou muitas necessidades. Mas ela cantava e ia em frente. Fez grandes amigas cantoras, mas a maior era Julie Joy. Teve vários namorados, entre os quais Billy Blanco. Começou a compor e o fez junto até com Tom Jobim. Com ele fez: “ O Negócio É Amar”. Passou a cantar na famosa boate do Hotel Glória. Começou então a namorar um músico nascido no Acre João Donato, que queria casar com ela, mas a família dele foi contra, por preconceito contra cantores e também porque Donato tinha apenas 17 anos e Dolores estava com 21. Aí, para fugir a esse desgosto, Dolores foi morar no México.

Em 1953, Dolores Duran gravou seu 1º disco: “ Músicas Para Carnaval”, que tinha as músicas: “ Que Bom Será”, “ Já Não Interessa” e outras;Ainda no mesmo ano gravou: “ Outono” , “ Lama” e “ Bom Querer Bem”.

Dolores tornou-se boa letrista e muitas vezes era em mesas de bar que as escrevia.

Em 1955, teve um enfarte e passou 30 dias num hospital.. Sem se preocupar muito com a saúde que sempre foi débil, fumava muito e bebia também. Embora amada pelos fãs, que eram muitos, era uma moça depressiva.

Foi quando conheceu o ator Macedo Neto, que tinha tido carreira em televisão em São Paulo, mas estava no Rio. Rapidamente eles foram morar juntos, tanto se amaram.Dolores engravidou, mas foi gravidez tubária e ela perdeu a criança. Depois se casou com Macedo no papel, mas era sempre triste, por não poder mais ser mãe. No casamento, Macedo não convidou a mãe dela, que era negra, e isso a magoou muito. E em 1958, o casal se desquitou. Dolores foi para a Europa e lá passou meses e encontrou novos amores.

Em 1956, no Brasil, gravou de Chico Anysio: “ Filha de Chico Brito”. Depois Dolores fez, em três minutinhos a letra de: “ Por Causa de Você”, cantada e apreciada até hoje.Teve vários sucessos, sendo um deles:” A noite do Meu Bem”. Depois ela cantou em vários países, como França, China e outros. De volta ao Brasil e sempre querendo ser mãe, pegou um recém –nascido para criar, que foi registrado por Macedo Neto.. Era uma menina, que Dolores muito amou. Embora amando muito a filhinha, saia com os amigos, e voltava tarde ás vezes. Numa dessas vezes, ao voltar, disse à babá da filha. “ Estou tão cansada. Quero dormir e descansar até morrer”. O que de fato aconteceu

Dolores Duran não mais acordou. Estava com 29 anos quando faleceu de um enfarte profundo. Desaparecia assim uma das maiores artistas do Brasil.

A garotinha adotada foi criada por Macedo Neto.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais