PRÓ-TV


DJAVAN


O nome completo de Djavan é Djavan Caetano Viana. Ele nasceu na capital de Alagoas, Maceió, em 27 de janeiro de 1949.

É cantor, músico e compositor. Toca vários instrumentos, mas principalmente violão e guitarra.

Seu pai era ambulante. Sua mãe era uma afro-brasileira dona de casa, que lavava roupa para fora. Família, portanto, bastante humilde. Nela nasceu Djavan, que desde cedo gostou de música. Em verdade gostava também de esporte, principalmente de futebol, sendo que quando foi crescendo, ficou indeciso entre qual profissão seguir. Até os 12 anos, pelo menos, dividia-se entre as duas paixões. Mas em casa do pai de um amigo de escola, Dr Ismar Gatto, Djavan começou a ouvir vários tipos de música e foi optando pela carreira musical. Quase tinha encaminhado-se para o futebol, pois despontava como meio-campo, no time do CSA, de Maceió. Mas começou a cantar em boates, a ser “crooner”, em casas noturnas de sua cidade. E foi esquecendo o futebol

Aos 23 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Fez amizades com pessoas do ambiente musical, entre eles Edson Mauro, João Mello, que era produtor da gravadora “ Som Livre” e este o levou para a TV Globo. Djavan começou a cantar para trilhas musicais de novelas.. E então gravou músicas de autores importantes, como: “ Alegre Menina”, de Jorge Amado e Dorival Caymmi, para a novela: “ Gabriela”. E depois: “ Calmaria e Vendaval”, de Toquinho e Vinícius de Moraes, para a novela:” Fogo Sobre Terra”. E assim começou a carreira musical de Djavan, que não parou mais.

Em 1975, e 76 em diante, Djavan começou também a compor. E compôs mais de 60 músicas, de vários gêneros:MPB, samba, bossa nova, xote, etc.

Álbuns gravados:

De 1976 a 2012, gravou mais de 21 álbuns.Quase todos fizeram sucesso.

Suas músicas:” Djavan”;” Alumbramento”, “ Seduzir”, “ Luz”, “ Lilás”,” Não è Azul, Mas é Mar”, “ Oceano”, “ Coisa de Acender”, “ Novena”, “ Malásia”, “Bicho Solto”,” Djavan Ao Vivo”, “ Milagreiro”, “ Vaidade”, “ Matrizes”, “ Ária”, “Ária ao Vivo”, “ Rua dos Amores”, e muitíssimas outras.

Seus DVDs:

Em 1999,gravou o programa: “ Ensaio”, da TV Cultura ao vivo. Em 2001, gravou o DVD:” Milagreiro Ao Vivo”. Em 2002: “ Djavan Ao Vivo” (comemorando os 25 anos de carreira). E em 2011, gravou o DVD: “ Ária Ao Vivo”.

Em cinema:

Em 1983, Djavan foi ator de cinema e fez ainda a trilha sonora do filme:

“ Pra Viver Um Grande Amor”.

Temas de Novelas:

Djavan fez nada menos que 34 trilhas sonoras para novelas. Suas músicas estavam em muitas novelas importantes, como: “ Os Ossos do Barão”, “Fogo Sobre Terra”, “ Coração Alado”, “ Mandala”, “ Barriga de Aluguel”, “ Rainha da Sucata”, “ O Sorriso do Lagarto”, “ Pedra Sobre Pedra”, “ O Mapa da Mina”, “Tropicaliente”,” A Próxima Vítima”, “ O Rei do Gado”, “ Terra Nostra”, “ Suave Veneno”, “ Belíssima”. “ Duas Caras”, “Cordel Encantado” e várias outras.

Gravações especiais:

Em 1988, Djavan gravou: “ Bird Of Paradise”, em inglês: Em 1990: “Puzzie Of Hearts”, também em inglês; em 1994: “ Esquinas” em espanhol; em 2005, ele gravou: “ Perfil”- uma compilação de todos os seus sucessos.

Suas viagens e seus estudos:

Djavan procurou conheceu ritmos de vários países, de vários continentes. Gravou nos Estados Unidos com cantores de fama internacional, como Stevie Wonder. Esteve na África, e estudou sua música, seus ritmos. Esteve na cidade de Luanda, em Angola, e começou a falar de África, e as músicas que fez então são muitíssimo elogiadas, por críticos internacionais, como Alex Hnderson, que comparou suas composições com a dos Beatles. A partir daí, Djavan ganhou fama internacional.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais