PRÓ-TV


DIONÍSIO POLI


Dionísio Poli nasceu na Itália, em 1932, numa pequena vila entre Bolonha e Florença. Seu pai chamava-se Armando Poli, era contador de uma agência bancária e sua mãe, Laura, era dona de casa. A infância e a adolescência de Dionísio foram passadas na sua cidade. Ali teve o seu primeiro emprego como datilógrafo.

Aos 21 anos, porém, Dionísio Poli mudou-se para o Brasil. Aqui foi trabalhar emuma fábrica de meias, em São Paulo. Depois mudou-se para o Rio de Janeiro e foi substituir o representante comercial daquela fábrica.. Passou depois para a Ducal, grande rede de lojas de roupas, onde ficou por nove anos. Depois, já como diretor comercial,trabalhou para Fernando Gasparian. Organizava a Feira Internacional da Indústria Têxtil.

Foi quando, no final dos anos 60,começou a trabalhar na TV Globo,chamado por seu amigo Luiz Eduardo Borghetti. Foi ser diretor comercial da sucursal. Em 1970, assumiu a superintendência comercial da rede Globo, ao lado de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que era o responsável pela área de produção e programação e de Miguel Pires Gonçalves,da parte administrativa e financeira.

Dionísio Poli foi um dos responsáveis por mudanças profundas no modelo comercial da televisão brasileira. Foi ele ainda quem contratou toda a geração que veio comandar a área comercial da Globo. Entre outros, foi ele quem contratou Octávio Florisbal, que hoje assume a direção-geral de toda a Rede Globo.

Dionísio Poli fez parte da diretoria da CONAR- órgão governamental, que zela pela boa conduta da publicidade brasileira.

Por oito anos, Dionísio Poli foi diretor da Tele Monte Carlo,televisão montada pela Globo, naquele principado. Após esse período, Dionísio foi convidado para retornar à Globo do Brasil, mas preferiu retirar-se, nos primeiros anos de 1990, quando voltou a morar na Europa, tendo escolhido para sua aposentadoria, o sul da França.

 

Por Vida Alves

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais