PRÓ-TV


DINORAH MARZULLO


Dinorah Marzullo foi uma atriz brasileira, que nasceu em 30 de março de 1919, na cidade do Rio de Janeiro.

Filha de Emilio Marzullo e da também atriz Antônia Marzullo(1894-1969), irmã do advogado e poeta Maurício Marzullo(1915-2008) e de Dinah Marzullo(1917-1969). Era mãe da famosa atriz Marília Pera e também de Sandra Pera.

Dinorah Marzullo começou na vida artística na década de 40, cantando e dançando em famosos teatros de revistas, que existiam na época. Tinha inclinação para a comédia, o que lhe facilitava o trabalho, pois isso era importante, junto ao público. Dinorah namorou o ator Manuel Pera e com ele se casou no palco de um teatro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dois integravam o elenco da companhia de Henriette Morineau, atriz e diretora francesa, importante do Brasil, que se chamava: ” Os Artistas Unidos”. Foi ainda nessa companhia e nessa época que a atriz Marília Pera estreou, fazendo o papel de uma menina, na montagem da peça: ” Medéia”. Marília estava com quatro anos de idade.

Dinorah fez várias peças. Fez: ” Casa de Caboclo”, ” No Tabuleiro da Baiana”, ” Gol!”, ” Está Sobrando Mulher”, e outras.

Fez ainda cinema. Apareceu nos filmes: ” É a Maior”,” Como Vai, Vai Bem?”, ” O Levante das Saias”, ” Ele, Ela, Quem”, ” Esse Milhão É Meu”, ” Casinha Pequenina”.

Fez televisão. Apareceu nas novelas da TV Globo:” Te Contei?”, ” Uma Rosa Com Amor”, e em vários programas de humor na antiga TV Tupi.

Dinorah Marzullo, embora bem idosa, ainda trabalhou em televisão. Ela atuou , ao lado do neto Ricardo Graça Mello, no programa humorístico da Globo: ” Zorra Total”, interpretando Dona Giovanna, mãe do mafioso Don Gorgonzola, interpretado por Agildo Ribeiro. Ela ficou conhecida pelo bordão: ” Perdi a viagem. Vou voltar pra Sicília “.

Faleceu aos 93 anos, em 17 de março de 2013.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais