PRÓ-TV


DILÉIA FRATE


Diléia Frate nasceu em São Paulo, capital. É descendente de italianos. É jornalista. Atuou muito em imprensa escrita, e também em televisão.

Sua vida e sua carreira:

Diléia é filha de Alberto, gerente de uma fábrica de fogões e de Delma, dona de casa.

Diléia Frate chegou a estudar cinema, mas optou por jornalismo. Fez a Faculdade de Jornalismo- da Escola de Comunicação e Artes da USP- de São Paulo, onde se formou.

Começou como estagiária no “ Diário de São Paulo. Seu 1º emprego como repórter, foi no “ Diário Popular”. Depois passou para o “ O Estado de São Paulo”.

Começou a trabalhar na Rede Globo, em 1977, já como editora.

Fez parte da equipe do “ Jornal Nacional” e do “ Jornal das Sete”.

Até 1980,ficou na sucursal de São Paulo. Acompanhou várias modificações, como por exemplo, a transição do filme, para o videoteipe;

Foi para o Rio e teve o cargo de editora do “ Jornal Nacional”. Participou de coberturas importantes, como a visita do papa João Paulo II, ao Brasil.

Em 1982, cobriu a Copa do Mundo, na Espanha. De volta ao Brasil, cobriu as eleições diretas no país, a doença e morte de Tancredo Neves, tendo trabalhado também na feitura do “ Globo Repórter Especial”, sobre o presidente morto.

Diléia ajudou a criar o “ Bom Dia Rio” e o “ Jornal da Globo”, onde entraram os famosos cronistas Paulo Francis e Paulo Henrique Amorim. E Jõ Soares, que fazia os comentários humorísticos.

Em 80, Diléia Frate ficou responsável pela editoria de Criação e criou novos quadros jornalísticos. Para o “ Fantástico” foram introduzidas reportagens de Glória Maria. E houve participação de cartunistas.

Em 1986, Diléia foi responsável pelo projeto “ Copa 86”, realizado no México.

Em 1987, Diléia deixou a Globo e foi para o SBT,Implantou lá o talk- show: “ Jô Soares Onze Horas”. Mas Diléia ficou só um ano naquela emissora e em 2000, voltou á Globo. Foi nessa data, Jõ também voltou para a Globo, e com Diléia Frate fez sempre uma grande dupla.

Além do programa do Jô, a jornalista fazia o programa infantil: “ TV PLá”, na TV Brasil.

Escritora:

Além de jornalista importante e conceituada, Diléia é escritora.

Seus livros:” Procura-se Hugo”; “ Histórias para Acordar”, “ Fábulas Tortas” “Bolhas”.


Prêmios:

Diléia recebeu vários prêmio. Um da “ Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1996, e a menção honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Diléia é mãe das atrizes: Anna Markum e Vitória Frate.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais