PRÓ-TV


DICK FARNEY


Dick Farney é o nome artístico de um cantor, que era também instrumentista e compositor brasileiro. Seu nome verdadeiro era Farnésio Dutra e Silva, mas escolheu um nome com sonoridade americana, que era próprio de época e foi como Dick Farney que ficou imensamente conhecido. Dick nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de Novembro de 1921.

O início da carreira de Dick Farney , como cantor, foi na Rádio Cruzeiro do Sul, de São Paulo, em 1937. Sua primeira música foi Deep Purple”, de David Rose, que ele cantou em inglês. E fez sucesso. No ano seguinte, transferiu-se para a Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro e lá continuou cantando músicas americanas. Já então acompanhava-se ao piano. Aquilo lhe dava muito “charme”. Na década de 40, apresentava-se no Cassino da Urca, como integrante da orquestra da Carlos Machado. Apresentava-se ainda em muitas casas noturnas do Rio e de São Paulo. Sua música realmente era boa para esses ambientes e ele era o pianista e o crooner. Começou, porém a compor, e a cantar em português.

Foi em 1946, que Dick gravou pela primeira vez. Foi o samba: ” Copacabana”. de João de Barros e Alberto Vieira. Como era um rapaz muito bonito, foi várias vezes chamado para participar de filmes. E assim, em 1950, fez: “Somos Dois”, sempre cantando. Em 1952, fez: ” Carnaval Atlântica”. Em 53, apareceu em: “Perdidos de Amor”.

Em 1959, já em São Paulo, foi contratado pela TV Record, uma emissora que se esmerava em programas musicais e Dick Farney passou a apresentar o programa: ” Dick Farney Show”, que foi muito bem aceito. Em 1965, participou da inauguração da TV Globo, no Rio de Janeiro. E foi contratado, fazendo o programa: “Dick e Betty 17”, ao lado da atriz Betty Faria.

Pessoa discreta, educada, Dick Farney sempre fez sucesso, em todas as suas fases da vida.

Ele faleceu em 4 de Agosto de 1987, aos 65 anos, mas suas músicas são ainda tocadas, pois elas continuam a emocionar os corações apaixonados.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais