PRÓ-TV


DENISE BANDEIRA


Denise Pinho França de Almeida é o nome completo deDenise Bandeira. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1951. Ela éfilha da pianista e professora de música Neusa Pinho França de Almeida e doadvogado e professor de direito Oswaldo Pinho França de Almeida. A família deDenise mudou-se para Brasília, quando da inauguração da cidade e láDenise Bandeira estudou e formou-se em Sociologia, pela Universidade deBrasília-UNB, em 1973. Denise diz que escolheu seu nome artístico, numhomenagem ao poeta Manoel Bandeira.

Em 1975, Denise fez uma participação na peçateatral:”O Casamento do Pequeno Burguês”, dando início a suacarreira. Em1976, Denise estreou no cinema, fazendo quatro filmes:”OVampiro de Copacabana”; “À Flor da Pele”;”OPistoleiro”e “Marília e Marina”. Junto vieram prêmios. Com:”À Flor da Pele”ela ganhou três prêmios:o de Melhor Atriz,com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 76; o de Melhor Atriz, noFestival de Gramado, em 1977; o de Revelação Especial do Prêmio Air France deCinema, também em 77. Nesse mesmo ano filmou:”Se Segura,Malandro”, filme que fez com Hugo Carvana, advindo daí forteparceria com ele.Em 78, Denise partiu para roteirista e diretora de cinema, como curta- metragem: “Mal Incurável”. Foi depois co-autora dofilme:”Bar Esperança”- O Último Que Fecha”. Esse filme ganhouno Festival de Gramado , o Prêmio de Melhor Roteiro e ganhou também o Prêmioda Associação dos Escritores Cubanos. Com José Joffily, Denise assinou oroteiro de:”Vai Trabalhar, Vagabundo”. que foi premiado na Festival deNatal, daquele ano. Anos depois escreveu o roteiro e participou como atrizdo filme:”Apolônio Brasil”, em 2003.

Em 1978, Denise Bandeira estreou em televisão, semdeixar o cinema.Daniel Filho a convidou para fazer o seriado:”Ciranda,Cirandinha”. Esse programa foi escolhido como: Melhor do Ano, pelaAssociação Paulista de Críticos de Arte e ganhou o Prêmio Estácio de Sá,oferecido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em 79 , até 81, Denise Bandeira participou do seriado:”Plantão de Polícia”. Em 83, fez a novela:”Ou Tudo ouNada”. E fez:”Caso Especial”. Depois participou dohumorístico:”Viva o Gordo”.Em 1990, participou de:”Delegacia deMulheres”.Em 91, Denise passou para a TV Manchete e colaborou no escrito danovela:”Amazônia”. Em 92, fez na Globo, episódios de “VocêDecide”. Ela colaborou na redação desse programa, escrevendo cerca de 50episódios do mesmo.Em alguns deles, participou também como atriz. Em 96,colaborou com Euclydes Marinho, em :”A Vida Como Ela Ë…”.Em 97,ajudou esse mesmo autor na sinopse da novela:”Andando na Nuvens”.Depois colaborou também com o seriado:”Malhação”.Em 2001,colaborou com os roteiristas de:”A Grande Família”Colaborou tambémcom a novela:”Desejos de Mulher”. Depois, em 2003, colaborou comGilberto Braga na novela:”Celebridade”. Colaborou com JoãoEmanuel Carneiro, na novela:”Cobras e Lagartos”. Em 2006, foi colaboradora de “Cobras & Lagartos”. Em 2008, foi co-autora de “A Favorita” e em 2009, colaboradora de Escrito nas Estrelas”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais