MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DEMÉTRIUS


Demétrius era o nome artístico de Demétrio Zahra Neto. Ele nasceu no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, em 28 de março de 1942.

Seus pais mudaram-se para a capital paulista, quando ele estava com apenas seis meses de idade. Foi cantor e compositor. Ingressou na carreira artística a convite do radialista Miguel Vaccaro Neto, que era disc-jockey da Rádio Panamericana , hoje Jovem Pan e diretor da gravadora Young. Demétrius logo foi apresentando-se em shows, ganhando popularidade e gravando sucessos.

Nos anos 1960, Demétrius integrava a “Jovem Guarda”, movimento artístico da maior relevância. E lançou sucessos como “O Rítmo da Chuva”. No final dos anos 1960 e começo dos anos 1970, houve a fase dos festivais de música popular brasileira, e Demétrius apresentou-se em vários deles.

Em sua carreira como cantor, ganhou vários troféus: o ” Chico Viola”, vários “Globo de Ouro” e foi presença constante em programas de televisão e nas revistas especializadas em Televisão por três décadas.

Se afastou da carreira, se casou, teve três filhos, foi dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos e de um quiosque de praia.

Seu último disco foi uma coletânea de sucessos lançada em 2001. Demétrius morreu em 10 de março de 2019, em São Paulo, aos 76 anos, devido a uma parada cardíaca.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação