MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DELORGES CAMINHA


Delorges Caminha nasceu na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 06 de outubro de 1906.

Foi ator e diretor teatral, atuou ainda em cinema e em televisão. Foi considerado um dos principais astros da comédia nacional.

Em 1936, Delorges Caminha participou do filme de Oduvaldo Viana, “Bonequinha de Seda”, ao lado de Gilda de Abreu, a maior atriz da época.

Em 1938, Caminha inaugurou o Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro, com a Companhia Brasileira da Comédias, fundada por ele. Em 1944, fundou a própria companhia, a Cia Delorges de Teatro.

Como diretor, em 1954, dirigiu Glauce Rocha em “Dona Xepa” e “Mulher de Briga”, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Em televisão, como ator, Delorges Caminha feza novela “Irmãos Coragem”, de Janete Clair, exibida na Rede Globo de Televisão, em 1970.

Em cinema, atuou em inúmeros filmes, como: “Bonequinha de Seda”; “Berlim na Batucada”;“O Homem que Chutou a Consciência”; “Mãe”; ”Toda a Vida em Quinze Minutos”; “Sherlock de Araque”; “Por Um Céu de Liberdade”; ”Crime do Sacopã”; “Os Marginais” e “O Homem Que Comprou o Mundo”, em 1968.

Delorges Caminha foi casado com a importante atriz e diretora Henriette Morineau. Ele morreu no Rio de Janeiro, aos 62 anos de idade, em 19 de abril de 1971.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação