PRÓ-TV


DELFIM FUJIWARA


Seu nome completo é Delfim Taguti Fujiwara. Ele nasceu em 8 de Junho de 1947, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. É filho do imigrante japonês Takao Fujiwara. Delfim é formado em Administração de Empresas, mas desde a época de estudante, dedicou-se às artes. Trabalhou inicialmente como designer gráfico e depois abriu um estúdio de arte e fotografia em São Paulo a que deu o nome de Estúdio 85.

Em 1984, Delfim começou a trabalhar na TV Globo, como subchefe do departamento de Artes. Mudou-se então para o Rio de Janeiro. Seus primeiros trabalhos foram para as Olimpíadas de Los Angeles. Além disso, trabalhou na reconstituição da maquete do incêndio que destruiu a Vila Socó, em Cubatão, São Paulo.

Em 1986, ele foi um dos criadores do projeto que reformulou o Departamento de Arte da Central Globo de Jornalismo- CGJ. Colocando melhor tratamento visual e melhores equipamentos no setor. O Departamento de Arte começou a participar mais na composição cenográfica dos programas jornalísticos.

Em 1989, ele passou a diretor de Arte do CGJ, que atuou efetivamente nos efeitos visuais do “ Jornal Nacional”. Foi criado o cenário móvel, que atua na tela do fundo e varia de acordo com o assunto.

Em 1990, Delfim Fujiwara deixou a Globo e foi para a TV Record. Passou também pela TV Manchete. Mas em 1992, voltou à Globo, e passou a ser editor de arte do esporte.

Anos depois, foi para o programa: “ Fantástico”, ao lado de Pedro Bial. Em 1998, deixou outra vez a Globo, mas retornou em 2000, então como diretor de Arte do Esporte. Em 2000 mesmo, uma equipe a seu comando, viajou para Sidney, para o evento que lá ia haver.A equipe criou o mascote Zé do Pulo. Também sob sua responsabilidade, os programas Fórmula 1 e GP Brasil.

Em 2001, implantou linguagem visual para o Globo Esporte

Em 2002, Fujiwara passou a responsável visual de toda a TV Globo.

Ele também faz trabalhos para o cinema. Assinou a direção de arte do filme: “ Um Certo Dorival Caymmi”.

 

por Vida Alves

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais