MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DÉBORA BLOCH


Débora Bloch nasceu em Belo Horizonte,capital mineira, em 29 de maio de 1963. Ela é filha do também ator Jonas Bloche sobrinha do falecido Adolpho Bloch. Sua carreira teve início em teatro, noano de 1980, quando substituiu a atriz Lucélia Santos, na peça “RasgaCoração”, de autoria de Oduvaldo Viana Filho. Em 1984, estrelou ofilme:”Bete Balanço”, de Lael Rodrigues. Foi muito bem e logo fez ,no mesmo ano, outro filme:”Noites de Verão”. Esse trabalho lhe rendeuo prêmio de Melhor Atriz, no Festival de Gramado e também no de Cartagena.

Seu tipo diferente, cabelos ruivos,traços marcantes, logo a colocaram num lugar de destaque, no cenárioartístico brasileiro. Na verdade ela já havia aparecido em televisão, quando,em 1981, fez na Rede Globo a novela:”Jogo da Vida”. Em 82fez:”Sol de Verão”. Em 84 , participou de outro filme:”Patriamada”.E em 85:”Sonho Sem Fim”. Em 86, fez a novela:”Cambalacho”. Efoi assim intercalando cinema e televisão continuamente.Em 88fez:”TV Pirata”, na Rede Globo. E fez também o filme:”O GrandeMentecapto”.Em 90, ainda na Rede Globo participoude:”A.E.I.O.Urca”. Em 94, fez o filme:”Veja EstaCanção”,que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz, no Festival LatinoAmericano de Rhode Island.

Em 1995, fez no SBT anovela:”As Pupilas do Senhor Reitor”. E fez o filme;”A FelicidadeÉ…..”. Em 1999, voltou à Globo e participou da novela:”Andando nasNuvens”.Em 97 , fez o filme:”A Ostra e O Vento”. Em 2000,participou do filme:”Bossa Nova”. E , no mesmo ano, damicrossérie global:”A Invenção do Brasil”. Em 2001, fez ofilme:”Caramuru- A Invenção do Brasil”. E em 2009, “À Deriva”.

Depois disso dedicou-se somente à tv,fazendo na Rede Globo em 2005:’Toma Lá, Dá Cá”; em 2006: “JK”;em 2007:”Amazônia – de Galvez a Chico Mendes”; em 2007:”Minha NadaMole Vida”.Em 2008:”Queridos Amigos”, grandeminissérie. No ano de 2009, esteve na novela “Caminhos das Índias”. Em 2010, no seriado “Separação?!”. Em 2011, na novela “Cordel Encantado”. Em 2012, na novela “Avenida Brasil”. E em 2013, no remake de “Saramandaia”.

Débora Bloch foi casada por 15anos com o padeiro e empresário francês Olivier Anquier. Eles têm doisfilhos: Júlia e Hugo. Ela é elogiada sempre e considerada portodos como uma das melhores atrizes do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação