PRÓ-TV


DANIELA MERCURY


Daniela Mercury de Almeida é o nome completo da cantora brasileira de fama internacional Daniela Mercury. Ela nasceu em Salvador , capital da Bahia, em 28 de julho de 1965. Filha de Liliana Mercuri de Almeida, assistente social e de Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, mecânico industrial portugues, Daniela gostou de cantar desde menina. Ela cresceu no bairro de Brotas , com seus quatro irmãos: Tom, Cristina, Vânia e Marcos. Vânia é também cantora. Quando ela tinha oito anos de idade começou a estudar dança. Estudou balé clássico, dança afro e jazz. Aos treze, após assistir um show de Elis Regina, resolveu que ia ser cantora , aos quinze começou a cantar em shows e aos dezoito, entrou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Ela então estudou e adquiriu diploma de ensino superior.

Em 1984, aos dezenove anos. casou-se com o engenheiro eletrônico Zalther Portela Laborda Póvoa. Em 85, ela deu à luz Gabriel, seu primeiro filho E em 8, teve Giovana sua segunda filha. O casal viveu muito bem, por vários anos, mas em 1996 se separaram.

De 1986 a 1988m Daniela Mercury foi vocalista da ” Banda Eva”. Depois em 88, foi vocal de Gilberto Gil. Depois gravou como vocalista da banda” Companhia Clic” e gravou dois discos: ” Pega que Oh!” e ” Ilha das Bananas”.

Foi em 1991, que começou carreira solo. Nesse ano gravou: ” Daniela Mercury”. Em 92, gravou: ” O Canto Desta Cidade”. E foi aí a grande chance de Daniela. Com essa música ela conquistou não só a cidade, mas o Brasil , de norte a sul. Todos acharam que essa música foi a precursora do movimento ” samba-reggae”Em 93, Daniela foi uma das principais atrações do Festival de Jazz de Montreaux, na Suiça. A cantora brasileira estava consagrada. Em 94, ela gravou: ” Música de Rua”. Em 96: Feijão com Arroz”.Em 2000: ” Sol da Liberdade”. Em 2001: ” Sou de Qualquer Um”. Em 2004: “Carnaval Eletrônico”.Em 2005: ” Balé Mulato”. Em 2009: ” Canibalia”.

O álbum ” Música de Rua” vendeu 1 milhão de cópias. O álbum ” Feijão com Arroz” 2 milhões. A cantora bateu recorde de público em Nova Iorque, no Festival de Artes Latinas,do Lincoln Center. “Rapunzel” foi tocada nos intervalos dos jogos da Copa de Futebol da França. E ela foi eleita a “Artista de Verão” na França. A cantora foi convidada para cantar ao lado de Paul Mc Cartney, na entrega do Prêmio Nobel da Paz, em 2004.

Daniela Mercury gravou outros alguns. Em 98, gravou:” Elétrica”. Em 2003: “Eletrodoméstico”. Em 2005: “Clássica”. Em 2006: ” Balé Mulato”. Teve também lançamentos em DVD. Em 2003: ” Eletrodomésticos”. Em 2005: ” Clássica”. Em 2006:”Baile Mulato”. Em 2008: O Canto da Cidade”. E em 2009, “Canibália”.

Os prêmios da cantora Daniela Mercury são inúmeros. O importante é salientar que ela ganhou o ” Grammy Latino”. Em 2007, ganhou o ” Prêmio Sharp”. E mais 17 prêmios ao todo, desde o início de sua carreira.

O trabalho filântrópico de Mercury está muito ligado às crianças. Tanto que ela condecorada como Embaixadora Da Boa Vontade da UNICEF, passando a ser a segunda personalidade brasileira a receber tal honraria. O primeiro foi Renato Aragão.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais