MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DANIEL


O nome todo do cantor Daniel é José Daniel Camillo. Ele nasceu em Brotas, interior de São Paulo, em 9 de setembro de 1968.Ele sempre gostou de cantar e cantava em casa , mais para alegrar seu irmão mais velho,de nome Gilmar, que sofria de paralisia cerebral. Ele aprendeu a tocar violão aos cinco anos de idade. Quando conheceu João Paulo, cujo nome era José Henrique era José Henrique dos Reis, Daniel era bem jovem, mas já organizou dupla sertaneja e começou a pensar em carreira profissional. E isso realmente aconteceu. A dupla durou muitos anos e chegou a vender um milhão de discos.

Em 1985,a dupla João Paulo e Daniel lançou seu primeiro disco: ” Amor Sempre Amor”. Eles já eram cantores românticos. Em 87, lançaram: “Planeta Coração”. Em 89: ” João Paulo & Daniel”. Com o mesmo nome , lançaram discos em 95,96,97,98 e 99. O quinto disco: “João Paulo & Daniel” foi o que começou a ter vendas expressivas, entre as quais: ” Só Dá Você Na Minha Vida”, e ” Malícia de Mulher”. Na década de 90, eles tiveram músicas inseridas em trilhas de novelas. e a dupla entrou para o rol dos grandes vendedores de discos, obtendo Discos de Ouro e de Platina . Em 1996, foi lançada a coletânea: ” Os 14 Maiores Sucessos”.

Em 1997, o destino, porém, separou João Paulo e Daniel. Um desastre de automóvel levou João Paulo, na Rodovia dos Bandeirantes. O desespero tomou conta de Daniel, mas um ano depois, atendendo aos inúmeros pedidos dos fãs, e da imprensa, Daniel resolveu iniciar sua carreira solo.

Daniel passou a ser um cantor exclusivamente romântico. Em suas gravações, está quase sempre acompanhado de grandes vozes,de corais e ás vezes de seu pai José Camilo.

Daniel teve participação em muitos discos, tais como: “Amigos 2”-Especial da Rede Globo Ao Vivo. “Leandro,Chitãozinho&Xororó “e ” Zezé de Camargo & Luciano”.

Realizou um sonho de sua antiga dupla, e em 2005, gravou três CDs intitulados” Meu Reino Encantado”, interpretando músicas clássicas sertanejas, ao lado de grandes cantores do gênero. E na sequência ainda gravou outros discos, entre eles “Difícil Não Falar de Amor”, de 2007 e “Raízes”, de 2010.

Daniel também já fez cinema. Atuou em “Xuxa Requebra” (1999), “Didi, o Cupido Trapalhão” (2003) e “O Menino da Porteira” (2009).

Em televisão, fez participação especial na novela “América” (2005), como ele mesmo. E em 2009, ganhou um personagem de destaque durante toda a novela “Paraíso”. Ambos os trabalhos na TV Globo.

É casado com Aline de Pádua desde maio de 2010.

Na televisão, entre 2012 e 2014, foi um dos jurados das três edições do reality show “The Voice Brasil”, da TV Globo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação