PRÓ-TV


DANIEL MÁS


O nome completo de Daniel Más era Daniel Más Gonzales. Ele nasceu em 1944, na cidade de Valência, na Espanha. E faleceu em 4 de fevereiro de 1989,no Rio de Janeiro, Brasil, para onde havia se mudado e no qual trabalhava. Era jornalista e autor de telenovelas. Fez também cinema.

Ele era naturalizado brasileiro.

Como jornalista:

Toda sua carreira foi realizada em jornais cariocas. Esteve nos mais famosos jornais. Trabalhou no “ O Globo” em:“ A Última Hora”, como colunista social. E também assinou muitas matérias para as revistas: “ Vogue “ e “ Status”.

Como novelista:

Começou em 1966, na Rede Globo de Televisão, onde ficou mais de 20 anos. A primeira novela de sua autoria foi: “ Um Rosto de Mulher”, de 1966. Depois, em 1982, escreveu: “ Avenida Brasil”. Em 83: “ Moinhos de Vento”. Em 1984, fez: “ Transas e Caretas”. Em 1985: “ Um Sonho a Mais”. Em 1986, foi dele o “script” do seriado que marcou época e lançou atores , que ficaram importantes. O seriado se chamava: “ Armação Ilimitada”. Em 1987, escreveu a novela: “ Bambolê”. E em 1988, fez mais um seriado de sucesso: “ Tarcísio e Glória”.

Em cinema:

Em 1985, Daniel Más fez o roteiro do filme: “ Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez”.

O estilo de Daniel Más era crítico, até mesmo ferino, principalmente quando criticava a sociedade brasileira. Chegava a ser mordaz.

Morte: Daniel Más foi atingido pela AIDS, na época em que não havia remédio para a doença, que era mortal. Veio a falecer de complicações que a doença trouxe, em 4 de fevereiro de 1989.

Estava com apenas 45 anos. Grande perda, para a teledramaturgia brasileira.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais